Oportunidade no ensino superior

IFMA abre 1.640 vagas em cursos superiores por meio do SISU 2018

O período de inscrições vai de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. O resultado da chamada regular estará disponível a partir do dia 2 de fevereiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu ontem (8) edital que regulamenta a entrada de novos alunos do ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O SISU utiliza como critério de classificação a nota obtida no Enem 2017. Nesta edição, o IFMA está disponibilizando um total de 1.640 vagas em 41 cursos de graduação distribuídos por 15 campi. O período de inscrições vai de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

De acordo com informações da assessoria do IFMA, há vagas em Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Caxias, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca. Os cursos ofertados, neste caso, são: Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica, Sistemas de Informação, Zootecnia, Artes Visuais, Biologia, Ciências Agrárias, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Alimentos, Construção de Edifícios e Gestão de Turismo.

A oferta detalhada das vagas disponíveis já pode ser consultada no site do SISU (sisu.mec.gov.br). Em cada curso, 50% das vagas são destinadas ao sistema de cotas, que contempla candidatos que cursaram o Ensino Médio em escola pública. Conforme determina a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, uma porcentagem dessas vagas é reservada aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

Cronograma

Ainda de acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular estará disponível a partir do dia 2 de fevereiro, e os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula do dia 5 ao dia 7 de fevereiro.

Saiba mais

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, tenham obtido na redação nota que não seja zero e não estejam na situação descrita no item 1.10 do Edital do Enem 2017. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), é importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Neste caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.