Poluição ambiental

Esgoto polui nascente do Rio Anil, na Aurora

Situação ocorre há muitos anos; em 2016, Caema foi acionada na Justiça por causa disso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Esgoto, que seria proveniente de conjuntos, escorre para o rio
Esgoto, que seria proveniente de conjuntos, escorre para o rio (Esgoto Aurora)

No bairro Aurora, a nascente do Rio Anil está sendo poluída há vários anos pelo esgoto que jorra no local, que causa incômodo à população da região, sobretudo por causa do mau cheiro. Segundo moradores, a maior parte do esgoto é proveniente dos conjuntos habitacionais, entre eles o São Luís, o Pingão e o Parque São Luís, que ficam próximos à Aurora, além dos condomínios fechados existentes na região.

A nascente do rio, localizada na Rua Frei Hermenegildo, está sendo poluída há mais de 11 anos, e os moradores alegam que diversas vezes a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) foi procurada para dar solução para o problema. Porém, sem sucesso. “Nós já fizemos diversas solicitações à Caema. Já fomos à sede e nada foi resolvido”, disse o morador Claudio Gomes.

Os moradores reclamam ainda que a água do rio está cada vez mais escura por causa da grande quantidade de esgoto
Sobre o caso

Em 2016, a Caema foi acionada pela Sociedade Maranhense de Defesa da Natureza (Somadena) por crime ambiental, por jogar água de esgoto in natura na nascente do Rio Anil, no bairro Aurora. É a segunda vez que a Somadena aciona a Caema pelo crime de poluição do Rio Anil.

Até o fechamento desta edição, a Caema e o Ministério Público não haviam se pronunciado sobre o assunto. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.