Poluição ambiental

Esgoto estourado desde o Natal incomoda moradores na Belira

Eles reclamam do mau cheiro e dizem que, quando operários da Caema vão ao local para resolver o problema, o esgoto volta a estourar; desde as festas de fim de ano moradores sofrem com situação

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Esgoto estourado exala mau cheiro
Esgoto estourado exala mau cheiro (Esgoto Belira)

“Eles mexem um pouco e quebra novamente”, relatou a dona de casa Rosidalva Cordeiro, de 48 anos, ao se referir a um esgoto que jorra água fétida na porta de sua casa, na Rua César Aboud, no bairro Belira, no centro de São Luís. Segundo ela e outros moradores, o problema permanece no local desde o Natal.

“É um mau cheiro insuportável, já que essa água de esgoto passa aqui por nossa porta durante o dia todo, desde o Natal. É muito complicado, porque sempre que mexem lá quebra novamente, deixando a gente nessa situação”, continuou Rosidalva Cordeiro.

Outra a reclamar do problema foi a boleira Anamélia Correa, de 56 anos, que também denunciou que o problema não foi resolvido desde 24 de dezembro. “Nós passamos o Natal com esse cheiro horrível de esgoto jorrando, já que a Caema não faz a manutenção necessária”, disse.

Um outro morador da rua, o auxiliar de serviços gerais Raimundo Nonato Freitas, de 47 anos, disse qual poderia ser o problema que estaria fazendo com que o esgoto ficasse estourando com frequência. “Até a metade da rua a Caema já fez a mudança no encanamento, colocando manilha. Só que na outra metade, próximo de onde se concentra o problema, os canos ainda são dos mais finos, fazendo com que não suporte a pressão”, enfatizou.

O Estado entrou em contato com a Companhia de Saneamento Básico do Maranhão (Caema) para saber quais as medidas estão sendo tomadas para resolver o problema, que já dura há mais de 15 dias, segundo moradores.

A Caema informou que uma equipe de manutenção da companhia será encaminhada até o bairro Belira, na rua em que o problema do esgoto foi registrado, para desobstrução e correção do problema. A Caema reforçou que tais situações devem ser comunicadas nos canais de relacionamento com o cliente, por meio dos telefones 0800-7010- 195 e 3219-5170, para que possam ser tomadas medidas resolutivas.

Saiba mais

O que é manilha?

As manilhas, na construção civil, são tubos de concreto utilizados na captação e transporte de esgotos sanitários, industriais e pluviais. As manilhas também podem ser de barro ordinário ou de grés cerâmico. As de barro ordinário não servem para efluentes ácidos, somente águas pluviais. As manilhas de grés cerâmico são resistentes aos ácidos porque além de melhor qualidade de matéria-prima, tem acabamento superficial que lhe dá maior resistência química ao desgaste superficial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.