NAS MÃOS DAS FACÇÕES

Polícia identifica agressores de mulher em vídeo

Imagens propagadas em redes sociais, com amplas repercussão, mostram o espancamento

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Mulher leva paulada nas costas enquanto foge de agressores
Mulher leva paulada nas costas enquanto foge de agressores (Agressão)

As polícias Civil e Militar deflagraram operação conjunta para localizar os envolvidos no espancamento de uma jovem, divulgado nas redes sociais com ampla repercussão. A vítima, ainda não identificada, foi atacada por marginais na Vila Conceição, bairro vizinho ao Coroadinho. Nas imagens, várias pessoas, que já foram identificadas, atacam pauladas a mulher, que, segundo informações, seria portadora de deficiência mental.

O motivo para o ato criminoso não ficou claro no vídeo, que foi compartilhado por centenas de pessoas nas redes sociais. Todos os internautas manifestaram revolta com o delito, mais uma clara demonstração de que bandidos assumiram o controle das comunidades e cometem todo tipo de atrocidade, algo que se torna cada vez mais freqüente.

Outros casos

Em junho do ano passado, circularam nas redes sociais alguns vídeos que mostravam supostos assaltantes sendo punidos por terem praticado roubo no bairro Parque Jair, o que estaria sendo repugnado por uma facção criminosa local, que resolveu castigá-los, uma vez que os assaltos comprometem as operações do tráfico de drogas.

Nos vídeos, os responsáveis pela punição se auto-intitulam membros do Bonde dos 40, grupo criminoso que atua no Maranhão. Essa facção tem punido assaltantes que roubam em áreas por eles controladas, atuando como uma espécie de milícia.

Nas imagens, um homem apontado como assaltante implora para não ser punido com um tiro na mão, ma é imobilizado, jogado ao chão e penalizado pelos membros da facção.

A Polícia Militar registrou, à época, outros seis casos de atuação criminosa de “justiceiros”, nos bairros da Vila Maranhão, Vila Itamar, Santa Clara, Coroado, Parque Jair e em São José de Ribamar.

Sobre o último caso citado nesta matéria, O Estado entrou em contato com a SSP para esclarecer porque esses crimes estão se tornando cada vez mais freqüentes, deixando a sociedade a mercê das facções. A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), por meio da Delegacia do Bom Jesus, informa que o caso está sendo investigado e que os agressores já foram identificados e esclareceu que detalhes sobre o caso não serão divulgados, para não atrapalhar o andamento das investigações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.