Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
P ARECIA UMA festa política a concorrida comemoração dos 70 anos do ex-deputado Manoel Ribeiro, ontem no Iate Clube de São Luís. Compareceram políticos de vários partidos, empresários, magistrados, gente da sociedade e muitos amigos e admiradores do aniversariante, em lista encabeçada pelo ex-Presidente Jose Sarney, que atraiu para si todos os holofotes e depois foi almoçar com o filho Fernando, que também estava mudando de idade. Na foto, Haroldo e seu pai Manoel Ribeiro com o Presidente Sarney, a matriarca Dona Dadá Ribeiro e o irmão do aniversariante, Ricardo Ribeiro. Voltarei ao assunto no fim de semana, com ampla reportagem no PH Revista
P ARECIA UMA festa política a concorrida comemoração dos 70 anos do ex-deputado Manoel Ribeiro, ontem no Iate Clube de São Luís. Compareceram políticos de vários partidos, empresários, magistrados, gente da sociedade e muitos amigos e admiradores do aniversariante, em lista encabeçada pelo ex-Presidente Jose Sarney, que atraiu para si todos os holofotes e depois foi almoçar com o filho Fernando, que também estava mudando de idade. Na foto, Haroldo e seu pai Manoel Ribeiro com o Presidente Sarney, a matriarca Dona Dadá Ribeiro e o irmão do aniversariante, Ricardo Ribeiro. Voltarei ao assunto no fim de semana, com ampla reportagem no PH Revista
Ana Karin Andrade foi conhecer o bistrô Alameda Trinta e posou com o Repórter PH e o Chef Warwick Trinta, que conduz a casa com maestria
Ana Karin Andrade foi conhecer o bistrô Alameda Trinta e posou com o Repórter PH e o Chef Warwick Trinta, que conduz a casa com maestria

Mundo grego
O que mais tem feito a ala feminina da sociedade mais charmosa e tradicional do Maranhão, nos últimos dias, é mergulhar na internet para pesquisar detalhes da
mitologia grega.
Todas querem descobrir detalhes originais para compor suas fantasias para o Almoço do PH Revista, dia 3 de fevereiro, no Palazzo Eventos.
Claro que a produção é a partir da customização da camiseta-convite, toda em azul e branco, que será entregue aos convidados no próximo dia 20.

Fragmentos poéticos
Depois da homenagem a João do Vale, o Teatro Arthur Azevedo apresentará mais um grande espetáculo.
“Chico, Eu e Buarque: Fragmentos Poéticos” entrará em cartaz no dia 13, apresentado pelos bailarinos da turma de aperfeiçoamento em dança do Núcleo de Arte e Educação da casa.
Dirigido e coreografado pelo paulista Anderson Couto, o espetáculo perpassa a obra de Chico Buarque de Hollanda: da poesia cantada ao lado político do artista, misturando a dança clássica com a contemporânea.

Auxilio vestimenta
Todo cuidado, porque a moda pode pegar por aqui: um projeto de lei aprovado no apagar das luzes de 2017 pela Assembleia Legislativa do Amapá, com tramitação recorde de
oito dias úteis, cria um “subsídio natalino”, a ser pago em dezembro em valor igual ao salário, além de um auxílio vestimenta, sem valor definido.
Esse último seria pago em fevereiro para custear despesas com a “confecção e manutenção de vestuário condigno com o exercício do mandato”.

Generosidade
Generosa, a Controladoria Geral da União preferiu chamar de “pagamentos indevidos” as fraudes escandalosas descobertas em 345.906 cadastros do Bolsa Família.
As auditagens começaram a ser feitas há cerca de um ano e causam prejuízos de R$ 1,3 bilhão.
O Maranhão, que possui 753 mil famílias cadastradas no Bolsa Família, mais de 33 mil estão sob suspeita de fraude.

Generosidade 2
Chama a atenção o fato de que hoje no Brasil, segundo a Controladoria Geral da União, existem 13,903 milhões de famílias cadastradas no Bolsa Família em todo o país.
Trata-se, sem dúvida, do maior programa mundial de compra de votos.

Nova casa de shows em SLZ
Tome nota: São Luís vai ganhar mais uma casa de shows só com músicas de Carnaval nos próximos dias. Trata-se da Malte Show, na Avenida dos Holandeses, ao lado do Shopping do Automóvel. A inauguração do espaço com a nova proposta foi anunciada para o dia 13, às 17h, com uma programação especial de pré-Carnaval e a presença dos grupos Argumento, Sindicato do Samba e Madrilenus, além do DJ Erick Ferres fazendo o “esquenta” da folia, que reinará absoluta todos os
sábados naquela área nobre da cidade.

TRIVIAL VARIADO

Tudo indica que o setor de alimentos e bebidas do Hotel Pestana entrará em nova fase nos próximos dias. Motivo: a empresária Célia Rossetti estaria fazendo um acordo com a direção do hotel para encerrar a parceria.

Sábado foi dia de desarmar as árvores de Natal: Dia de Reis, quando também foi realizado o tradicional ritual de Queimação de Palhinha no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Praia Grande.

Um dos presidenciáveis que podem ter apoio do Planalto, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), repetiu na última quinta-feira que avaliará uma candidatura apenas
em abril.

Projetos de reforma tributária, que pelo menos levem à simplificação, são fracassos que se repetem a cada quatro anos. Misturam-se falta de competência para formulação com a fome de receita dos governos.

Tem mais: nova chance, só em 2019, se os ventos vierem acompanhados de inteligência.

Têm que pagar. Prefeitos de municípios em que se localizam aeroportos privatizados firmam acordo para cobrar o IPTU. Havia isenção quando eram administrados pela Infraero.

Na próxima campanha eleitoral, muitos candidatos vão ressuscitar o Bem Amado Odorico Paraguaçu: “Povo de Sucupira, meus conterrâneos, vim de branco para ser mais claro.”

A meditação está se tornando cada vez mais popular entre diferentes grupos religiosos nos Estados Unidos. O Pew Research Center mapeou os índices dos que aderiram à prática, de forma constante ou eventualmente: a
campeã é Testemunhas de Jeová, com 77%.

O empresário e político Mauro Fecury já decidiu: vai reunir amigos em seu bonito apartamento, no Rio, sábado que vem, para comemorar sua nova idade com uma grande festa que está sendo organizada por Margarida Teixeira.

Convidada pelo vereador André Jardins, de Presidente Dutra, a ex-governadora Roseana Sarney já acenou com a possibilidade de comparecer ao almoço cujo tema é “PH, a prata de casa”, que será realizado dia 28,
naquela cidade.

Entre as atrações musicais da carinhosa homenagem que será prestada a este Repórter PH, constam uma apresentação de Pepê Júnior e Sua Banda e da sensacional Bateria da Marambaia do Samba.


DE RELANCE

Bicho na Praça
Como já estamos em ritmo de Carnaval, até a Feirinha São Luís, da Praça Benedito Leite, entrou na dança ontem. E nem poderia ser diferente. Afinal, a área foi invadida pelo Bicho Terra, com sua alegria contagiante. O bloco da Madre Deus levou bailarinos, cantores e músicos para a área de apresentações e reuniu um tapete de gente. Foi a primeira edição de 2018 da feira. E simplesmente bombou.

Cotas de fundos
Trabalhadores a partir de 60 anos que tiveram emprego com carteira assinada antes da Constituição de 1988 saberão hoje quando poderão sacar as cotas dos fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). O governo divulgará o calendário de retiradas. Os saques poderão ser feitos na Caixa Econômica Federal, que administra as contas do PIS, ou no Banco do Brasil, no caso de trabalhadores inscritos no Pasep. Caberá a cada instituição financeira
divulgar detalhes sobre a retirada.

Carnaval no alto da torre
Curtindo recesso em Jericoacoara, no Ceará, o fisioterapeuta dermato-funcional Igor Lustosa recarrega as baterias para nova empreitada. Ele será o embaixador do bloco “Tá Bunita!”, uma novidade no pré-Carnaval de São Luís. A festa acontecerá dia 28, na cobertura
do Executive Lake, na Lagoa da Jansen.

Foro para Temer
Há quem avalie que qualquer dos pré-candidatos ao Planalto do time de Michel Temer, caso eleito, poderá acomodá-lo em um ministério. Outros apostam que Rodrigo Maia pela relação com Moreira Franco, casado com sua sogra, seria o mais afinado com o peemedebista a partir de 2019. Um espaço na Esplanada renderia foro a Temer.

Temer e ministros
Por falar em Temer, após três trocas em menos de um mês, o Presidente terá de mudar pelo menos mais 13 ministros até abril, quando termina o prazo para candidatos se afastarem de cargos públicos. Desse total, dez já disseram que pretendem se candidatar e três afirmam que vão decidir até o prazo final. Ente os que estão de saída, o ministro Sarney Filho (PV-MA), do Meio Ambiente. Sarney Filho já disse que fica no cargo o tempo que o presidente determinar. Mas a data limite é dia 7 de abril, prazo que a lei impõe.

Válvula de escape
O fato de o julgamento estar marcado para o dia 24 não significa que a absolvição ou a condenação de Lula pelo TRF4 será conhecida nessa mesma data. Como se trata de uma decisão colegiada, qualquer um dos dois outros desembargadores poderá pedir vista do processo, depois do voto do relator. Já aconteceu no julgamento de José Dirceu. A base para o pedido seria jurídica, mas teria como efeito colateral o esvaziamento da tensão em um momento em que adversários e apoiadores do ex-presidente se
mobilizam e sobem o tom das ameaças.

Tinha motivo
A 7 de janeiro de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenou a seus ministros que iniciassem o debate sobre a reforma da Previdência Social. Queria enviar o projeto ao Congresso Nacional até maio. O que mais assustou Lula foi o déficit de 30 bilhões entre a arrecadação e os pagamentos de aposentadorias e pensões no ano anterior. Hoje, o rombo se aproxima de 185 bilhões e o PT boicota a reforma.

Fotografia real
Enquanto acumulam-se esbanjamentos com dinheiro público, brasileiros estão com fome, desempregados e desassistidos. Pessoas ainda morrem de inanição, por falta de médicos, hospitais e saneamento básico. Há 12 milhões de adultos no País que não reconhecem a própria bandeira porque não sabem ler o que está escrito. Irresponsabilidade dos que têm nas mãos os instrumentos da mudança.

Para escrever na pedra:
“Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita”. Dizia o cantor Tim Maia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.