Boa viagem!

Ponte Marcelino Machado será liberada para tráfego hoje

Informação foi confirmada pela assessoria do Dnit; segundo o órgão, não há um horário específico para a autorização do fluxo dos veículos

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Ponte Marcelino Machado estava interditada desde dezembro de 2017 para reforma e retirada de rachadura
Ponte Marcelino Machado estava interditada desde dezembro de 2017 para reforma e retirada de rachadura (ponte)

A Ponte Marcelino Machado - que passa sobre o Estreito dos Mosquitos (sentido interior-capital maranhense) será liberada para tráfego de veículos hoje, após permanecer interditada desde o dia 27 de novembro do ano passado para reparos. Os danos em sua estrutura foram divulgados por O Estado com exclusividade em outubro de 2016. Até o fechamento desta edição, o Dnit ainda não havia informado o horário exato para a autorização do fluxo de veículos no trecho.

Em nota, o Dnit informou que foi “feita solicitação prévia” à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que haja apoio à orientação do trânsito no local. A liberação da pista é feita três dias antes do prazo anterior estipulado pelo Dnit, que previa a autorização do tráfego na próxima segunda-feira (8).

Apesar da antecipação da data, a ponte deveria ter sido entregue - conforme prazo do próprio órgão federal - no dia 22 do mês passado. No entanto, após inspeção feita na data prevista por engenheiros, a liberação foi cancelada. Segundo o órgão, era necessário verificar, por exemplo, se o concreto fixado em vigas de sustentação para o reforço da ponte estava totalmente firme. O Dnit não detalhou quais serviços fo­ram executados na estrutura entre os dias 22 do mês passado e ontem.

De acordo com o Dnit, foram investidos R$ 2.458.165,61 nas obras de recuperação da ponte, que apresentava várias rachaduras. Os serviços começaram em junho do ano passado. No entanto, devido à necessidade dos serviços de protensão com macacos hidráulicos (técnica que aumentaria a resistência do concreto fixado na ponte), a estrutura precisou ser interditada parcialmente meses depois.

Durante os trabalhos, apenas uma das pistas da ponte (no sentido capital-interior) permaneceu acessível nos dois sentidos. Apesar do plano, nenhuma ocorrência mais grave foi registrada no período em que a ponte passou por reparos. Para minimizar os efeitos da interdição parcial da ponte, no fim do ano passado o Dnit liberou os 12 quilômetros restantes da duplicação da BR-135, que passa pe­lo Campo de Perizes.

NOTA DO DNIT SOBRE A LIBERAÇÃO DA PONTE MARCELINO MACHADO

Devido a conclusão dos serviços emergenciais de recuperação da Ponte Marcelino Machado (sobre o Estreito dos Mosquitos – sentido entrada de São Luís) o DNIT informa que:

1- O tráfego na ponte será liberado dia 05 de janeiro de 2018 (sexta-feira).

2- Não há um horário específico para a liberação. Será de acordo com a fluidez do tráfego e de modo a preservar a segurança dos usuários.

3- O DNIT já solicitou à Polícia Rodoviária Federal apoio para a orientação do trânsito no local.

Números

R$ 2.458.165,61 foram investidos nas obras de recuperação da ponte
12 quilômetros correspondem ao trecho duplicado da BR-135 entregue durante a interdição da ponte

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.