Limpeza Urbana

Lixão aumenta na Avenida dos Portugueses, no Anjo da Guarda

Moradores alegam que espaço já está tomado de lixo há muitos anos; restos de alimentos e materiais de construção, além de móveis velhos, ocupam a beira da avenida, acumulando insetos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Lixo acumulado fica exposto às margens da Avenida dos Portugueses
Lixo acumulado fica exposto às margens da Avenida dos Portugueses (lixo)

Quem passa pela Avenida dos Portugueses - ramal da BR-135, no Anjo da Guarda - é obrigado a sentir o mau cheiro vindo de um lixão que contém restos de comida, árvores cortadas, móveis velhos e eletrodomésticos.

O lixão já está no local há anos, conforme a comunidade, e está aumentando. Isso porque, mais à frente, ainda na Avenida dos Portugueses, um terreno, também abandonado, já está totalmente tomado por grande quantidade de materiais descartados no local.

Com o terreno já tomado pela sujeira, os moradores de bairros vizinhos voltaram a utilizar o antigo lixão, para depositar os resíduos, e a sujeira tem causado muitos problemas, pois o depósito de lixo tem atraído muitos insetos indesejáveis, que causam doenças graves, como a dengue e a zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Em nota, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza, informou que providenciará a limpeza, na área, do lixo acumulado na Avenida dos Portugueses. No entanto, o órgão destacou que realiza a coleta diária de lixo na via, além de promover operações de remoção manual e mecanizada do lixo pelo menos a cada dois dias. Entretanto, o órgão ressaltou que, ao longo da via, há pontos de descarte irregular de resíduos sólidos.

Por isso, o Comitê pediu o apoio dos moradores da região para que façam o descarte do lixo domiciliar de forma adequada, acondicionando-o em sacos plásticos e colocando em sua porta nos dias e horários da coleta. A coleta domiciliar em todos os bairros da área Itaqui-Bacanga é feita no período diurno. Já nas avenidas Moçambique, no Anjo da Guarda; dos Portugueses; e do Contorno da UFMA a coleta é feita diariamente.

O Comitê informou ainda que já está estudando uma área para a implantação de um Ecoponto na região para coibir o descarte irregular de resíduos sólidos e ressalta ainda que irá reforçar o monitoramento na localidade, buscando identificar a origem de descargas irregulares e possíveis falhas na coleta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.