Educação

Jornal impresso ajuda no ensino de português em escolas de Timon

O projeto pesquisa sobre a circulação e o manuseio de jornais em escolas e incentiva o uso de jornais em escolas municipais.

Karla Almeida

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
(jornal o estado)

Surgido no século XVI, o jornal escrito tem sido um importante meio de comunicação entre as civilizações modernas. Apesar do aparecimento de inúmeros outros veículos, o jornal mantém o seu lugar de prestígio por apresentar características que vão além do papel de informar e divulgar acontecimentos diariamente. Diante dessa realidade, a diretora do Campus Timon da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Edite Sampaio Sotero Leal está desenvolvendo, juntamente com a aluna do curso de Letras, Thays Thayllon Carneiro Sousa a pesquisa intitulada, “O jornal impresso: um estudo sobre o uso do jornal em escolas municipais de Timon – MA”.

O projeto é uma iniciativa de pesquisa sobre a circulação e o manuseio de jornais em escolas, que objetiva mapear e incentivar o uso do jornal impresso em escolas municipais da cidade de Timon, com vistas a utilização eficaz e eficiente desse importante meio de comunicação e expressão da Língua Portuguesa.

Em virtude da importância do jornal como veículo de comunicação e por ser um gênero textual que agrega outros diversificados gêneros, cada um com conceito e características próprias, é que se pensou neste veículo como forte estratégia de melhorar o Ensino de Língua Portuguesa nas escolas do município, bem como incentivar que este meio de comunicação esteja diariamente no espaço escolar informando os alunos e profissionais da educação, como também otimizando o ensino.

A pesquisa foi aplicada em quatro escolas de Timon, em que foram estudados alguns gêneros jornalísticos. E, a partir da coleta e da reunião de material, os alunos produziram um jornal da turma.

A graduanda em Letras do Campus Timon, Thays Thayllon Carneiro Sousa, destaca que, “a partir da pesquisa realizada e com o desenvolvimento do projeto, certamente as aulas de Língua Portuguesa poderão ficar mais atraentes quando são utilizadas ferramentas diferentes das que corriqueiramente são usadas. A universidade precisa de comprometimento com a sociedade, como uma instituição capaz de formar cidadãos críticos”.

“O que podemos perceber é que a maioria das escolas não utilizam o jornal impresso como ferramenta de ensino, devido à falta de recursos para financiar a assinatura diária. A ideia de produzir um jornal pela turma deixou os alunos e a professora bem motivados, pois a tal ferramenta ajudaria bastante no ensino de língua portuguesa e, consequentemente, traria entretenimento tanto aos alunos que iriam ler as notícias, quanto os alunos que estivessem produzindo os conteúdos, uma vez que estariam falando sobre temas de seu interesse e expressando as suas ideias”, enfatizou a aluna Thays Thayllon Carneiro Sousa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.