Coleta de dados

Censo Agro já visitou mais de 162 mil propriedades no Maranhão

Iniciada no mês de outubro pelo IBGE, a coleta de dados já foi realizada em mais de 56% das propriedades rurais previstas em todo o estado. A previsão é que o trabalho de pesquisa siga até fevereiro em todo o Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
A coleta de dados do Censo Agropecuário no Maranhão chega ao quarto mês e segue em ritmo acelerado
A coleta de dados do Censo Agropecuário no Maranhão chega ao quarto mês e segue em ritmo acelerado ( A coleta de dados do Censo Agropecuário no Maranhão chega ao quarto mês e segue em ritmo acelerado)

SÃO LUÍS - Com mais de 162 mil propriedades visitadas, a coleta dos dados do Censo Agropecuário no Maranhão chega ao quarto mês e segue em ritmo acelerado. Em todo o Brasil, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já visitaram mais de 3 milhões de estabelecimentos. A previsão é que os trabalhos sejam realizados até fevereiro e a divulgação dos resultados aconteça no ao longo deste ano.

A coleta das informações nas propriedades rurais segue um ritmo diferente em cada município. No entanto, em uma avaliação geral, os trabalhos estão dentro das expectativas. Conforme o último levantamento, no Maranhão, 162.802 propriedades rurais haviam sido visitadas pelos recenseadores, representando 56,7% do total de estabelecimentos estimados, que é de 287.336.

Coleta

No município de Codó, distante aproximadamente 300 km de São Luís, 67,3% das propriedades rurais já foram visitadas pelos recenseadores. A cidade é a que apresenta a maior estimativa de estabelecimentos agropecuários, seguida por Caxias (distante aproximadamente 360 km de São Luís), onde a coleta já alcançou 69,6% das propriedades rurais.

Na Região Tocantina, os trabalhos também seguem avançando. Em Açailândia (distante aproximadamente 570 km de São Luís), os recenseadores do IBGE já visitaram 62,6% das propriedades estimadas.

Na região sul do estado, um dos principais pólos produtores é o município de Balsas (distante aproximadamente 800 km de São Luís) em que o destaque é o cultivo de grãos como soja e milho. No município, 86,1% das propriedades rurais já foram visitadas.

Na região litorânea do estado, a coleta dos dados também segue no ritmo apropriado. No município de Tutóia (distante aproximadamente 330 km de São Luís), um dos principais destinos turísticos do Maranhão, 95,4% das propriedades já foram pesquisadas.

A coleta dos dados está mostrando ainda que existem municípios em que o número de propriedades rurais visitadas já é maior do que o total estimado previamente, como Bacabeira, Barreirinhas, Grajaú, Gonçalves Dias,Timon, Vitorino Freire, entre outros. Tal situação evidencia que houve um aumento na quantidade de estabelecimentos agropecuários nessas localidades em relação ao último Censo Agropecuário, realizado há 10 anos.

“O trabalho de coleta de dados está sendo desenvolvido em consonância ao planejamento elaborado pela equipe de gestão do Censo Agro no Maranhão”, avaliou o analista João Ricardo Costa, coordenador de divulgação do censo estado.

Importância

O censo pretende investigar informações em cerca de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura; extração vegetal; silvicultura; criação de animais de grande, médio e pequeno porte; aquicultura; criação de abelhas; criação de bicho-da-seda; beneficiamento e transformação de produtos agropecuários; entre outras informações do setor rural.

A pesquisa contribui diretamente para que a sociedade tome conhecimento sobre a mais atual realidade vivida no campo, muitas vezes carente de dados oficiais que podem subsidiar futuras pesquisas sobre o tema.

O censo é importante também, pois, com os dados, os governos podem desenvolver e colocar em prática políticas públicas e outros tipos de ações para impulsionar as atividades do campo e melhorar a vida da população residente no local.

Frase

“O trabalho de coleta de dados está sendo desenvolvido em consonância ao planejamento elaborado pela equipe de gestão do Censo Agro no Maranhão”,

João Ricardo Costa

Analista

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.