Literatura

Sampa na Literatura

Trama policial reverencia importantes cenários de São Paulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Livro traz referências a São Paulo na narrativa
Livro traz referências a São Paulo na narrativa

SÃO PAULO- Terra da Garoa, Sampa, Pauliceia... independente da nominação que se use, a Cidade de São Paulo sempre estará no coração de todo brasileiro. Prestes a completar 464 anos, é a cidade brasileira mais influente no cenário global, além de ser a mais populosa de todo o hemisfério sul.

Abundante e abrangente, a capital paulista oferece todo o tipo de roteiro cultural para a população, desde as badaladas noites paulistanas até os conceituados museus e centros históricos. Imortalizada, a metrópole já ganhou melodias nos versos de Caetano Veloso, Demônios da Garoa e foi questionada pelas letras de Criolo: afinal será que ainda existe amor em SP?

Fundada por jesuítas, exerce significativa influência nacional e internacional, seja pelo ponto de vista político, econômico ou cultural. Com tantos cartões postais a céu aberto, nada parece abalar a cidade que nunca dorme, mas isso está prestes a mudar depois que um conceituado prêmio de comunicação, realizado no Teatro Municipal, ganha traços inesperados.

No romance policial “O Lado Escuro da Madrugada”, Roberto Giacundino narra o assassinato de um conceituado publicitário, e a busca incessante de uma jornalista pela verdade. A insaciável investigação policial se emaranha com os diversos pontos turísticos da capital paulista, e faz com que os leitores desvendem o misterioso homicídio, ao mesmo tempo em que descobrem cada detalhe do município.

“Tomou um ônibus e poucos pontos adiante, saltou em frente à Praça do Correio, vagou pelo Vale do Anhangabaú e ficou alguns instantes observando os detalhes do Teatro Municipal. Andando, avistou o Mosteiro de São Bento, famoso pelos pães especiais fabricados há anos pelos monges residentes. Passou pelo Pátio do Colégio e pelo Ponto Zero da cidade em frente à catedral da Sé. Tudo o que vira nos livros e na TV estava ali e era real! Próximo à Praça João Mendes ficou deliciada com os diversos sebos de livros que encontrou”.

Em “O Lado Escuro da Madrugada”, Roberto Giacundino apresenta aos leitores diversas paisagens famosas de São Paulo, como o maestral e imponente Teatro Municipal, passando pelo centro histórico paulista, além de descobrir os mistérios escondidos na Praça do Patriarca, Vale do Anhangabaú e a Catedral de São Bento.

.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.