Caiu

Pedro Fernandes não assumirá mais o Ministério do Trabalho

Petebista atribuiu “queda” a um embaraço que o seu nome pode ter provocado na política local; decisão de Temer ganhou destaque na mídia nacional

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Pedro Fernandes não assumirá mais o Ministério do Trabalho
Pedro Fernandes não assumirá mais o Ministério do Trabalho (Pedro Fernandes)

O deputado federal Pedro Fernandes (PTB) anunciou ontem que não mais assumirá o Ministério do Trabalho e Emprego, como ele havia assegurado no fim do ano passado.

Segundo o petebista, o presidente da República Michel Temer (MDB) teria recuado da indicação do partido após a repercussão política no estado.

Pedro Fernandes havia sido indicado pela legenda após o então ministro, Ronaldo Nogueira, ter pedido demissão do cargo. Nogueira também pertence ao PTB.

“Quero registrar o meu agradecimento ao Presidente RJ [Roberto Jefferson] ,ao líder JA [Jovair Arantes], ao Ministro RN [Ronaldo Nogueira] pela indicação feita ao presidente MT [Michel Temer] do meu nome para o MTE e a toda bancada pelo acolhimento desta, demonstrado pelas manifestações de carinho. Infelizmente não deu, devido ao embaraço que eu crio na relação do presidente MT [Michel Temer] com o ex-presidente JS [José Sarney]. Obrigado amigos”, disse o deputado em mensagem a jornalistas.

A declaração de Fernandes de que a rejeição ao seu nome havia ocorrido após interferência do ex-presidente da República José Sarney (MDB), repercutiu na imprensa nacional.

Principais portais de notícias do país abordaram o tema e fizeram referência a influência do ex-presidente em Brasília.

Negou - José Sarney, contudo, negou ter vetado o nome de Fernandes.

Em entrevista concedida ao jornalista Gerson Camarotti, que tem blog hospedado no Portal G1, Sarney disse que tudo não passou de uma “desculpa” do ex-aliado.

“Não fui consultado e não vetei”, disse o ex-presidente.

“Ele [Pedro Fernandes] quer arrumar uma desculpa. Colocar a responsabilidade sobre as minhas costas. Se, no passado, não vetei Flávio Dino para a Embratur, não faria isso para alguém que foi nosso amigo”, complementou o ex-presidente da República, em uma referência ao atual governador do Maranhão, que presidiu a estatal do turismo durante o governo Dilma Rousseff (PT).

Com Dino – No comando do PTB no Maranhão, Pedro Fernandes foi do grupo político de Sarney, chegou a ocupar duas secretarias estaduais no governo de Roseana Sarney (MDB).

Depois que Dino foi eleito governador, contudo, mudou de lado e aderiu fechou aliança com o comunista, que é duro crítico do presidente Michel Temer.

No Executivo Estadual, Pedro Fernandes conseguiu indicar o filho, vereador Pedro Lucas Fernandes, para o comando da Agência Metropolitana.

No pleito deste ano, Pedro Lucas disputará uma vaga na Câmara Federal.

Saiba Mais

Na tarde de ontem, um assessor do presidente Michel Temer (MDB) afirmou ao blog do Valdo Cruz, que o Palácio do Planalto em nenhum momento havia confirmado o deputado federal Pedro Fernandes (PTB) no comando do Ministério do Trabalho. Na mesma ocasião, o assessor teria registrado que Fernandes é aliado do governador Flávio Dino (PCdoB), que vai de encontro à posição política de Temer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.