Sujeira

Lixo ocupa parte de via na Vila Fialho em São Luís

Situação foi denunciada a O Estado por morador da área; sujeira estava no local até o fim da tarde de ontem; moradores reclamam do problema

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Lixo acumulado nos dois lados da Rua Projetada, na V. Vicente Fialho
Lixo acumulado nos dois lados da Rua Projetada, na V. Vicente Fialho (lixão)

Um lixão formado na Rua Projetada, da Vila Vicente Fialho, causa uma série de transtornos a moradores e motoristas que transitam diariamente pela via. O problema foi denunciado na tarde de ontem, 2, via WhatsApp, a O Estado, por morador que preferiu ter a identidade preservada. A situação foi constatada e, até o fechamento desta edição, a sujeira permanecia no local.

O acúmulo de sujeira é tamanho que se estende por aproximadamente 50 metros da via, que, por ser estreita, e pela presença dos resíduos, somente pode ser acessada por um veículo de cada vez. Pedestres e ciclistas também têm dificuldades. “É uma pouca vergonha e ninguém faz nada para resolver”, disse o pedreiro Manoel da Cruz, morador da via.

Além de restos de comida, o lixão apresenta destroços de construções e até mesmo móveis velhos. Na tarde de ontem, 2, um indivíduo ateou fogo em parte da sujeira. Segundo moradores, trata-se de uma ação comum para minimizar o cheiro ruim do lixo. “Várias vezes, quando se acumula mais sujeira, as pessoas tocam fogo, mas se torna um perigo”, disse a diarista Anacleide Rezende.

Por causa do fogo, a fumaça dificultava a visibilidade dos veículos que passavam pelo trecho. “Quase não enxerguei o fim da rua, por causa da fumaça”, disse o empresário Pedro Tevel. Ainda de acordo com moradores da região, os carroceiros também são responsáveis pelo excesso de sujeira. “Muitos deles são pagos para despejar lixo daqui. Alguns deles vêm de outros bairros, inclusive”, frisou o pedreiro Manoel da Cruz.

Coleta
Um dos fatores apontados pelos moradores, além do descompromisso de alguns cidadãos com a política de descarte de resíduos sólidos, é a ausência de uma coleta de lixo regular. Segundo algumas pessoas, o lixo somente está sendo recolhido duas vezes por semana. E, desde a semana passada, a sujeira estaria acumulada.

Sobre o acúmulo de lixo na Rua Projetada, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana informa que providenciará a limpeza da área. O órgão também pede o apoio da população para que faça o descarte do lixo domiciliar de forma adequada, acondicionando-o em sacos plásticos e colocando em sua porta nos dias e horários da coleta. A coleta domiciliar na Vicente Fialho é feita às segundas, quartas e sextas durante a noite.Denúncias ou reclamações podem ser realizadas por meio da Central de Atendimento (0800 098 1636).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.