Cuidados

BBMar intensifica prevenção durante o período de férias

Casos mais frequentes na orla são referentes a afogamento e desaparecimento de crianças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

É mês de janeiro, e muitas pessoas estão de férias, período em que pais, estudantes e turistas que visitam a cidade aproveitam para pegar um sol e tomar um banho de mar na orla. E, como neste período as praias da Ilha ficam lotadas, o Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar) tem intensificado os cuidados, para que não ocorram acidentes.

Segundo o capitão do BBMar, Kleiton Tavares Martins, no período de férias os casos mais frequentes são os afogamentos e desaparecimento de crianças, que, por descuido dos pais e familiares, acabam se perdendo na praia. Para esse tipo de caso, o capitão indica que, ao encontrar crianças perdidas, o correto é ir a um posto do Corpo de Bombeiros e entregá-las.

O Corpo de Bombeiros intensificou os cuidados, realizando atividades de prevenção a banhistas, com entrega de panfletos, para que relembrem o que devem e não devem fazer durante a permanência na praia. Além disso, o BBMar aumentou a quantidade de bombeiros, assim como o de transportes, que auxiliam na prevenção e salvamento.

Para os que ainda não estão cientes dos locais indicados para banho, o capitão Martins indica que sigam as placas existentes em todo trajeto das praias. “É muito importante prestar atenção aos locais mais ou menos perigosos. Isso interfere muito nos casos de afogamento”, disse.

Sobre os riscos de afogamentos, ocorridos principalmente com crianças, o capitão frisou que pais devem ter cuidados redobrados. A banhista Simone Silva está de férias na capital e resolveu levar a sobrinha à praia. “Sempre que trago ela comigo, tomo o máximo de cuidado. Não a deixo brincar sozinha. Sempre perto de mim, dentro ou fora do mar”, disse.

SAIBA MAIS

Cuidados

Não ingerir bebidas alcoólicas ao entrar no mar
Não levar crianças a locais fundos, aproveitando sempre as poças rasas
Evitar nadar sozinho
No período chuvoso deixar a praia, por causa do perigo de raios
Se for pego por uma corrente marítima, nadar diagonalmente a ela

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.