Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
kALINE E JOSÉ Bonifácio Barbosa (cardiologista dos mais aplaudidos deste Estado) passaram o Réveillon em Santiago e aproveitaram para conhecer os encantos do Chile, que é um dos melhores roteiros turísticos da América Latina
kALINE E JOSÉ Bonifácio Barbosa (cardiologista dos mais aplaudidos deste Estado) passaram o Réveillon em Santiago e aproveitaram para conhecer os encantos do Chile, que é um dos melhores roteiros turísticos da América Latina

Há meio século
Por todo este ano que está começando agora, serão assinalados 50 anos de acontecimentos que modificaram o mundo e o Brasil:
l Início da Primavera de Praga, que questionou a Cortina de Ferro.
lVietcongues atacam a embaixada americana em Saigon.
* Robert Kennedy entra na disputa pela presidência dos Estados Unidos.
l Morre no Rio de Janeiro o estudante Edson Luís durante o choque da Policia Militar e estudantes.
l O presidente norte-americano Lyndon Johnson assina a lei sobre os direitos civis.
l Estudantes se manifestam em Paris e ocorrem confrontos com a polícia. A Universidade de Sorbonne é fechada e 487 ficam feridos nos confrontos.
l Realiza-se no Rio de Janeiro a Passeata dos 100 Mil.
* Acordo de não proliferação nuclear é assinado por 137 países.
l O Departamento de Defesa dos Estados Unidos envia 24 mil soldados para a Guerra do Vietnã.
l Richard Nixon torna-se presidente dos Estados Unidos.
l O presidente Costa e Silva decreta o Ato Institucional número 5, dando início ao período mais fechado do regime militar.

Há 10 anos
O noticiário do último dia de 2007 dava sinais de que os Estados Unidos entrariam em crise econômica nas semanas seguintes.
Havia problemas evidentes nas empresas financeiras que confiaram de modo excessivo em clientes sem um bom histórico de pagamento de dívidas nos últimos anos.
Os preços dos imóveis caíram e os bancos com medo dificultaram novos empréstimos.
As dificuldades viraram uma bola de neve, atingindo os principais mercados do mundo na forma de recessão e afetando o nível de emprego e de consumo.
O Brasil não escapou. Como o sistema financeiro é interligado em todo o mundo, a baixa liquidez se refletiu na falta de dinheiro disponível para a concessão de crédito às empresas e aos consumidores.
Foi o ponto de partida para forte turbulência.

Radiografia
A inflação na Venezuela, este ano, passará de 600 por cento, aprofundando a recessão iniciada em 2013.
Nos dois últimos anos, a balança comercial teve déficit, mesmo sendo detentor de uma das maiores reservas de petróleo e gás do mundo.
O país não produz praticamente mais nada, dependendo das importações.
Não são poucos os que consideram a Venezuela vítima de uma trama internacional. Vamos acreditar…

Limite não será enfeite

O Senado começará a debater em fevereiro projeto que estende às empresas estatais o teto de remuneração do serviço público, que hoje é de 33 mil e 763 reais. Não é só para enfeite que o inciso XI do artigo 37 foi incluído na Constituição Federal, prevendo que a remuneração e o subsídio dos servidores públicos não podem exceder o subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Atualmente, os valores pagos em estatais, deficitárias ou não, andam nas alturas.

TRIVIAL VARIADO

Com o menor reajuste do salário mínimo em 23 anos, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sepulta o sonho de concorrer à Presidência da República. Não terá como justificar quando os adversários atacarem o tema na campanha eleitoral.

Neto Parente, dono do grupo Quintalão – empório e restaurante – começou o ano reunido com um grupo de amigos de alto astral em sua residência. A farra correu solta durante o dia todo.

O Congresso Nacional aprovou, recentemente, o porte de fuzil como crime hediondo. Faltou incluir um artigo, prevendo que os bandidos se entregarão à Polícia toda vez que forem flagrados…

A tentativa de dar resposta à sociedade, diante do aumento da violência, chega a ser ridícula.

Amaro Santana Leite e Ana Lúcia reservaram uma ala do restaurante Alameda Trinta para festejar, com um jantar logo mais à noite, a nova idade do primogênito dele, Alan Leite, que veio com a esposa Thaís celebrar o Ano Novo em São Luís.

As campanhas eleitorais à Presidência da República e aos governos estaduais deverão responder a uma pergunta: a crise econômica será enfrentada com dogmas ideológicos, que aliás desapareceram, ou por meio de gestão e busca de eficiência?

A Lei Seca foi criada em junho de 2008. Não adiantou muito. Motoristas irresponsáveis, que gostam de beber álcool e dirigir, consideram branda a punição e seguem provocando tragédias.

Quem circulou por Trancoso, na Bahia, conta que nunca se viu tanta mulher bonita por metro quadrado. O Maranhão estava representado pela top model internacional Bianca Klamt.

Nos próximos dias, o governo também deverá decretar calote oficial da Venezuela, pela falta de pagamento de uma parcela de 262 milhões de dólares em setembro.

O Réveillon Blue, que um grupo de amigos promoveu só para convidados na casa de vinhos e restaurante Oak Wine, fez a diferença. Há quem diga que foi o réveillon mais alegre e elegante da cidade.

Em março, o Congresso Nacional começará a discutir o projeto que põe fim ao auxílio moradia para todos os integrantes do setor público. Será o Brasil formal versus o Brasil justo.

Penúria: o Brasil tem 12 milhões de analfabetos. São pessoas com mais de 15 anos, incapazes de ler um texto ou escrever um bilhete.

Estourou como uma bomba a notícia divulgada pela Veja, no fim de semana, dando conta de que o UDI Hospital está sendo vendido para a rede D’Or, que por sua vez já comunicou ao Cade que pretende realizar essa compra.

No assunto: para quem não sabe, a rede D´Or, além de ser a maior operadora de hospitais do Brasil, está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília.

O primeiro setentão da minha geração a comemorar essa grande marca é o arquiteto Fernando Motta, que hoje comemora com a família no Rio. No próximo domingo entra para o time o ex-deputado Manoel Ribeiro.

Este Repórter PH agradece mensagens de boas festas recebidas no fim o ano e faz votos de realizações em 2018. Que o novo ano seja como cada leitor espera.

DE RELANCE

Ano Velho, Ano Novo
Ainda hoje, há zonas do mundo onde, na noite de passagem de ano, o que é velho ou considerado desnecessário e gasto é atirado pela janela, de tal modo que algumas ruas de grandes cidades ficam mesmo intransitáveis. Nesta noite, há festejos estrondosos, euforias e loucuras, e as sociedades permitem excessos no comer, no beber e até de ordem sexual. De algum modo, é como se tudo voltasse ao caos originário para que se refaça o cosmos. Como aconteceu no princípio.

Ano Velho, Ano Novo 2
“Naquele tempo” – in illo tempore, o tempo das origens, o tempo sem tempo, o tempo mítico fundacional –, os deuses organizaram o caos, que se tornou cosmos e mundo (não é de cosmos que vem cosmética e a mundo não se contrapõe imundo?). A noite de passagem de ano ritualiza, atualizando, o mito das origens. As sociedades precisam dar lugar à expansão das forças caóticas, para que, em seguida, tudo regresse à ordem. É o mito da renovação e, de algum modo, do eterno retorno: tudo vai e tudo volta.

Previsão muito correta
Os jornais da última semana de 2016 anunciaram que os prefeitos assumiriam no dia 1º de 2017 com muitos cortes nos orçamentos e sem condições de investir. Haveria redução de gastos, além de crescimento das dívidas e atrasos nos pagamentos de salários e fornecedores de produtos. Especialistas em administração e finanças viam forte risco de encolhimento das prefeituras e a perda na qualidade dos serviços. Não foram desmentidos.

Taxa deve cair
O Copom (Comitê de Política Monetária), que define o juro básico, terá oito reuniões em 2018. A primeira, no dia 6 de fevereiro. A expectativa do mercado é que a taxa venha para 6,5%. Está no pacote de bondades que o presidente Michel Temer prepara.

O impossível acontece
Na última semana do ano que passou, o Tesouro Nacional começou a pagar pelos calotes que o BNDES sofreu por financiar, em outros países, obras de empreiteiras brasileiras. O governo liberou do Orçamento 124 milhões de reais para ressarcir o banco por não receber, até agora, financiamento feito a Moçambique. É o início de uma série de pagamentos que recairão sobre o contribuinte brasileiro. No caso do país africano, o prejuízo chegará a 1 bilhão e 500 milhões de reais.

Debaixo do mau tempo
Ao dizer, na última semana de 2017, que vai liberar verbas em troca do apoio à reforma da Previdência, o ministro Carlos Marun comprou briga com a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital. Além do repúdio, a entidade declarou que a postura do ministro é inconstitucional. Agride o princípio da impessoalidade na administração pública, previsto no artigo 37 da Carta Magna.

Seria a música da Copa?
Depois do sucesso de “Downtown”, parceria de Anitta com o cantor colombiano J Balvin, parece que vem mais parceria quente entre os dois. Trata-se da música “Machika”, que promete tornar-se hit. Isso porque muitos fãs acreditam que a canção pode ser a música oficial da Copa do Mundo de 2018. As especulações começaram após o vazamento de vídeos e fotos das gravações do clipe, que mostram bandeiras de muitos países aparecendo em diversas cenas.

Seria a música da Copa? 2
Em uma imagem, é possível ver J Balvin, de cabelos verdes, olhando para um caminhão cheio de bandeiras. Já em outro vídeo, tanto Anitta quanto o colombiano aparecem rodeados de dançarinos que seguram as mesmas bandeiras. Pensa que acabou? Pois, em outro vídeo, um dos dançarinos aparece brincando com uma bola de futebol - que muitos dizem ser a oficial da Fifa.

Para escrever na pedra:
“Mais vale sonharmos a nossa vida do que vivê-la, embora vivê-la seja também sonhar”. De Marcel Proust.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.