O Maranhão em números

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

O senador Roberto Rocha (PSDB) postou artigo em suas redes sociais que mostram o Maranhão em números segundo dois estudos aprofundados e que foram divulgados recentemente.
Baseado nos números do Ranking de Competitividade dos Estados, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e, do relatório sistêmico do Tribunal de Contas da União (TCU), o tucano apresentou um Maranhão bem diferente do que mostram as peças publicitárias do governo de Flávio Dino (PCdoB).
Segundo Rocha, o Maranhão “involuiu” nos últimos três anos saindo da nota 43.1, em 2015, para 31.5 no ranking. O estado tirou nota zero quando o assunto é sustentabilidade social.
Quando reúne questões como mão de obra, população economicamente ativa com ensino superior, produtividade do trabalho e qualificação dos trabalhadores, o Maranhão é o 25º pior estado entre os 27 entes federados.
São dados que apontam para uma realidade preocupante. E que para o senador maranhense são resultado de uma experiência falida do comunismo no Maranhão.

Ficção
Enquanto os números de estudos mostram que o Maranhão piorou nos últimos três anos, o governador mostra, pelas redes sociais, uma outra realidade.
Com dados criados para inglês ver, Dino e seus asseclas insistem que o estado vive seu melhor momento.
Resta saber se os dados das peças publicitárias conseguirão esconder dos eleitores o Maranhão real.

Pressão
A pressão vai aumentar em cima do governador Flávio Dino. As faturas por apoios dados e gestos feitos começarão a chegar à mesa do comunista.
Uma dessas é do deputado Waldir Maranhão, que em 2016, se expôs nacionalmente para favorecer Flávio Dino no episódio do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Por votar contra o impedimento da petista, Waldir Maranhão perdeu o comando do PP no Maranhão e depois teve a vida vasculhada em consequência da decisão que tomou de anular a sessão que aprovou o prosseguimento do impeachment de Dilma.

Calote
O pagamento que Flávio Dino deveria já ter feito a Maranhão era de apontá-lo como o segundo candidato a senador pelo seu grupo político.
Esse foi o pagamento acertado em Brasília quando Dino buscava capital político junto aos ex-presidentes Dilma e Lula.
Mas pelo visto, o comunista quer dar o calote em Waldir Maranhão.

Luta
Na tarde de ontem, as informações de que o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT) teve morte cerebral não foram confirmadas pela assessoria do pedetista.
Desde o fim de semana que chegavam a todo o momento notícias da piora no estado de saúde de Coutinho.
Humberto enfrenta um câncer há cerca de cinco anos. Descobriu a doença quando ainda era prefeito de Caxias. Se elegeu deputado estadual e duas vezes foi eleito presidente da Assembleia.

Obrigatoriedade
A partir de agora, as pesquisas de intenção de votos somente poderão ser divulgadas se estiverem registradas na Justiça Eleitoral.
Talvez com isso, as dezenas de pesquisas que ano passado foram publicadas todo mês agora sejam reduzidas.
Com a obrigação de registrar, também se elimina a desconfiança de que o levantamento tenha realmente sido feito.
Um ano
O prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), comemora os resultados de seu primeiro ano de gestão após a reeleição.
Diferente do que ocorreu nos primeiros quatro anos, o pedetista conseguiu voltar aos bairros após a campanha para entregar obras.
E a promessa de Edivaldo Júnior é manter o mesmo ritmo nos próximos três anos de mandato. É aguardar!

DE OLHO

R$ 2,7 milhões é o valor do contrato do governo do Estado com o laboratório Lacmar. O governo usou dinheiro do fundo de benefícios do servidor público para contratar a empresa para exames laboratoriais.

E MAIS

• Os secretários estaduais que serão candidatos já se preparam para deixar os cargos. A previsão é de que a reforma administrativa do governo saia antes do Carnaval.

• Os novos gestores serão escolhidos por meio de indicação política, principalmente. O discurso da meritocracia tanto falado pelos comunistas ficou só no plano das ideias.

• As conversas para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís deverão ser retomadas neste mês de janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.