Violência contra a mulher

Violência contra a mulher: 47 casos de feminicídio em 2017

Aumento foi de 80,7%, em comparação com o ano anterior; São Luís foi o município com maior número de ocorrências, com oito mulheres assassinadas; dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão

Daniel Júnior

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Joel Magno e Júlio César dois autores de feminicídios em São Luís
Joel Magno e Júlio César dois autores de feminicídios em São Luís (Autores de feminicídio)

SÃO LUÍS - Quarenta e sete casos de feminicídio, que é o Crime Violento Letal Intencional (CVLI) contra a mulher (só pelo fato de ser do sexo feminino), foram registrados no Maranhão até o dia 24 de dezembro de 2017, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-MA). O número contabilizado superou o ano de 2016, quando 26 ocorrências criminosas dessa natureza foram confirmadas pelo Departamento de Feminicídio, da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa do Estado (SHPP).

Houve um aumento de 80,7%, em comparação com o ano passado. Do total, São Luís foi o município maranhense que teve a maior fatia da estatística de feminicídio em 2017: Oito casos confirmados.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) ainda ressalta que em 2016 não existia a padronização dos registros de crimes de feminicídio, podendo existir mais casos. Um dos casos recentes de violência contra a mulher no estado e que faz parte dessa estatística foi registrado no dia 8 de dezembro, no bairro Liberdade, em São Luís.

Simone Régis Sales Nogueira, de 28 anos, foi morta a golpes de faca na rua onde morava por um vizinho identificado como Júlio César Santos Arouche. De acordo com populares, Júlio queria ter um envolvimento com Simone, mas ela não o correspondia e ele por não aceitar a matou com perfurações pelo corpo. Após praticar o crime, Júlio tentou se suicidar com um corte no pescoço, mas foi socorrido por uma equipe de policiais militares e, em seguida, foi preso.

Outro caso de feminicídio que está inserido nessa estatística e que comoveu todo o estado foi a morte da criança Alanna Ludmila, de 10 anos. Alanna foi estuprada e morta pelo ex-padrasto, Robert Serejo Oliveira, que não aceitava o pedido de separação por parte da mãe da vítima. Alanna ficou desaparecida por dois dias. Na manhã da sexta-feira, 3 de novembro, o corpo de Alanna foi encontrado por um vizinho no quintal da própria residência, no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, na Grande São Luís.

A morte de Dayane Sousa dos Santos, de 25 anos, que foi morta a facadas pelo companheiro na frente dos três filhos, também repercutiu na cidade. O crime ocorreu no dia 9 de setembro no condomínio Eco Park III, no Anil, em São Luís, onde o casal residia. O autor, Joel Magno Siqueira dos Santos, de 40 anos, ainda tentou fugir depois do crime, mas foi encontrado pela polícia. Joel foi autuado em flagrante na Delegacia de Homicídios e está preso.

Subnotificação
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Feminicídio, informa que foram notificados em 2017, 47 casos de feminicídio no Maranhão. Em 2016, foram 26 ocorrências. Contudo, a SSP ressalta que, em 2016, por não existia a padronização destes registros, podendo existir, com isso uma subnotificação.

De acordo com o Departamento de Feminicídio, São Luís registrou o maior número de ocorrências em 2017, com oito casos. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.