À espera de 2018

Réveillon é marcado por esperança e respeito aos credos em São Luís

Umbandistas e católicos esperaram 2018 com ritos e pedidos de paz e prosperidade. Outras pessoas curtiram a queima de fogos

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

A chegada de 2018 na capital maranhense foi marcada por esperança, alegria e respeito às diferentes religiões e crenças. Umbandistas e católicos esperaram 2018 com ritos e pedidos de paz e prosperidade. Outras pessoas curtiram a queima de fogos, em especial, na avenida Litorânea.

O encontro dos integrantes de umbanda foi realizado na praia do Olho d´Água e as homenagens se estenderam até as primeiras horas do dia 1º. Já o momento dos católicos aconteceu na Avenida Litorânea, organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC).

Celebração católica.
Celebração católica.

Os orixás como Oxalá, Nanã, Iansã, Xangô, Oxum, Oxumaré e Oxóssi foram reverenciados por admiradores de umbanda. As manifestações começaram por volta das 18h deste domingo (31) com a preparação dos banhos e toque do tambor. À meia-noite, centenas de pessoas se dirigiram até o mar e jogaram oferendas para a “rainha do mar”. “Vamos começar o ano Novo pedindo muita saúde e paz para todos”, disse o representante do Terreiro Tenda do Santo Antônio da cidade de Maracaçumé, no Maranhão, Cabocla Iara.

Os orixás como Oxalá, Nanã, Iansã, Xangô, Oxum, Oxumaré e Oxóssi foram reverenciados por admiradores de umbanda.
Os orixás como Oxalá, Nanã, Iansã, Xangô, Oxum, Oxumaré e Oxóssi foram reverenciados por admiradores de umbanda.

No total, representantes de 500 terreiros de todo o estado estiveram presentes no encontro, que já se tornou uma tradição na virada do ano.

Já os católicos celebraram a virada do ano com alegria e outras atividades. A RCC promoveu a Virada do Ano com Jesus, na praça do Pescador, avenida Litorânea. Além da Santa Missa, que começou por volta das 21h30 do dia 31 e foi celebrada pelo frei Wanderlan Carvalho, diretor-espiritual da RCC, também ocorreram shows. A atração principal, após a celebração, foi a banda Oz Piradinhos. O público também usufruiu de tenda eletrônica e espaço gourmet.

Shows e queima de fogos

Queima de fogos na avenida Litorânea.
Queima de fogos na avenida Litorânea.

A grande expectativa pela virada do ano foi com a concentração de pessoas na orla. Na avenida Litorânea, muita gente chegou desde as primeiras horas da noite do último dia de 2017 para acompanhar a tradicional queima de fogos. “Eu espero que 2018 nos traga muita alegria e, principalmente, muita paz e prosperidade”, disse a dona-de-casa Maria Pedrina.

VEJA AS FOTOS DO MELHOR DO RÉVEILLON DA ILHA. OS REGISTROS SÃO DO REPÓRTER FOTOGRÁFICO PAULO SOARES

Réveillon 2018

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.