Culinária

Receitas para a ceia do Ano-Novo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

O Réveillon é tempo de festejar, de celebrar as conquistas do ano que passou e mirar em novas vitórias no ano que chega. A seguir, confira receitas simples, práticas e rápidas de fazer, porque ninguém quer passar muito tempo na cozinha preparando os pratos da ceia. As dicas da salada e da torta de morango são da nutricionista do GetNinjas, Regina Chagas, maior plataforma de contratação de serviços do país.

LOMBO DE PORCO COM MOLHO DE AMEIXA

Ingredientes
Lombo
:

1 peça de lombo de porco (aproximadamente 1kg, marinado por 12h)

400ml de vinho tinto

2 dentes de alho

1 cebola picada em brunoise

1 folha de louro

1 ramo pequeno de tomilho

200ml de caldo de legumes

Molho de ameixa:

250g de ameixas secas sem caroço

200ml de vinho tinto

1 dente de alho

100ml de caldo de legumes

Sal (a gosto0

Pimenta branca (a gosto)

1/2 cebola em brunoise

Líquido do lombo assado


Modo de preparo:

Após marinar o lombo por 12 horas, retirar a carne e reservar. Em seguida, separar em duas porções o caldo da marinada: uma parte será usada no molho, e a outra parte para regar o lombo enquanto estiver assando. Use um pouco do caldo da marinada para hidratar as ameixas, para que fiquem macias para fazer o molho.

Com o forno a 180 °C, asse o lombo por, aproximadamente, 40 minutos. Durante esse tempo é importante regar o lombo com a segunda parte do caldo da marinada, para que ele não fique seco.

Finalizando o processo, deixe o lombo esfriar e retire o líquido que soltou, e assim, adicione o resto dos ingredientes do molho. Em uma panela, coloque todos os ingredientes do molho, com exceção do sal e da pimenta.

Deixe reduzir até a metade, utilizando fogo baixo. Bata tudo em um processador e volte o líquido para a panela. Finalizar com sal e pimenta branca.

SALADA COLORIDA

Ingredientes:

Dois pimentões verdes

Dois pimentões vermelhos

Dois pimentões amarelos

Quatro tomates (maduros e firmes)

Duas cenouras grandes

Quatro ou seis rabanetes

Uma cebola grande e duas médias.

Modo de preparo: Lave e seque todos ingredientes. Em seguida faça cortes, tipo palitos com as cenouras e pimentões, rodelas ou retangular com os tomates. Corte as cebolas e os rabanetes, em formato de flores. Com auxílio de uma mandolline, faça cortes tipo de fitas em uns dos pimentões e os demais descasque parte sim e parte não, para ter intervalos e corte em rodelas. Decore como preferir.

TORTA DE MORANGO

Ingredientes para massa (brisée)

200gr. de farinha de trigo

Uma pitada de sal

1 colher sopa de açúcar

100gr. de manteiga gelada, em pedaços

4 colheres sopa de água gelada

Modo de preparo: Em uma vasilha, misture a farinha, a pitada de sal e o açúcar. Junte a manteiga e misture fazendo beliscos até virar uma farofa grossa. Abra um buraco e junte a água até agregar completamente. Envolva a massa em um filme plástico e leve para geladeira por 30 minutos. Abra a massa em um tampo enfarinhado, e disponha-a sobre uma forma para torta com fundo falso. Com o garfo faça furos e cubra com papel alumínio ou papel manteiga, preencha com grãos de feijão cru que serviram de peso, para pré assar a massa. Leve ao forno pré-aquecido, por 15 minutos aproximadamente até secar. Retire os grão e o papel e leve ao forno novamente por mais 15 minutos, para terminar de assar e dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar e coloque a massa em um prato de fundo reto.

Creme de Confeiteiro

Ingredientes:

2 ½ xícaras de leite

2 colheres de chá de extrato de baunilha

6 gemas

2/3 xícara de açúcar

4 colheres sopa de farinha de trigo

Modo de preparo: Em uma panela, leve o leite a ferver. À parte, desmanche as gemas e aos poucos, misture o açúcar e a farinha de trigo. Misture um pouco do leite fervente á mistura das gemas e aos poucos, junte o restante. Leve tudo de volta ao fogo, mexendo até ferver e engrossar. Adicione a baunilha e deixe esfriar. Cobertura de morango para torta. 3 xícaras de morango maduros e firmes, lavados e secos.1/2 xícara de morango batido, 15gr de gelatina incolor hidratada( misturar ao morango batido ). Montando a torta: Coloque o creme frio na massa assada, acomode os morando inteiros ou cortados e arrume como preferir até cobrir todo creme. Pincele a gelatina sobre os morangos e leve a geladeira por no mínimo 5 horas.

ARROZ DE LENTILHAS COM CEBOLAS FRITAS

Ingredientes

1kg de cebola

250ml de óleo de soja

1 litro de água

500g de lentilhas

500g de arroz

Sal (a gosto)

Azeite

Modo de preparo:

Pique a cebola e frite no óleo até que fique escura.

Acrescente a água e deixe ferver.

Acrescente a lentilha e cozinhe até que comece a amolecer.

Adicione o arroz lavado e refogado na cebola e no alho e tempere com sal.

Deixe em fogo baixo até o ponto de cozimento do arroz.

Desligue o fogo e regue com azeite.


PERNIL COM MEL

Ingredientes
Pernil
:

1 pernil de porco de até 3kg

Sal grosso

Água

3 xícaras de açúcar demerara

1 1/2 xícara de mel

1 colher (sopa) de zimbro

1 cebola cortada ao meio

3 litros de água

1 colher (sopa) de molho shoyu


Modo de preparo
Pernil
:

Faça uma salmoura de duas colheres (sopa) de sal para cada litro de água, o suficiente para cobrir totalmente o pernil em uma caçarola funda.

Deixe marinando por 24 horas.

Escorra e deixe secar por alguns minutos.

Na mesma caçarola, faça uma calda rala com o açúcar, o mel, a cebola e o zimbro.

Assim que o açúcar e o mel se dissolverem, adicione o pernil e tampe a panela.

O cozimento demora cerca de duas horas em fogo baixo.

Quando estiver cozido no centro, retire da panela e deixe esfriar por cerca de meia hora.

Reduza uma xícara e meia da calda em uma panelinha junto com o molho shoyu, que dá uma cor dourada linda, perfeita para pincelar o pernil.

Deixe o resto da calda reduzindo em fogo baixo.

Retire a pele do pernil e a gordura em excesso.

Leve para dourar em forno preaquecido em potência alta por cerca de 20 minutos, pincelando de cinco em cinco minutos com a calda reduzida com shoyu.

Decore o pernil com as flores de abacaxi e sirva acompanhado da calda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.