Ministério do Trabalho

Pedro Fernandes assumirá ministério após o Réveillon

Deputado federal deverá se apresentar ao presidente Michel Temer na próxima semana, após as festas tradicionais de virada de ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Pedro Fernandes é deputado federal pelo PTB
Pedro Fernandes é deputado federal pelo PTB (Pedro Fernandes)

O deputado federal Pedro Fernandes (PTB), deve tomar posse como ministro do Trabalho e Emprego na próxima semana. O ato será comandado pelo presidente da República Michel Temer (MDB).

Fernandes foi indicado pelo partido para substituir o ex-ministro Ronaldo Nogueira, também do PTB, que pediu demissão do posto na última quarta-feira.

A O Estado, Fernandes afirmou na ocasião que o seu nome havia sido levado ao presidente Michel Temer, que acatou a decisão do partido.

"Estamos aguardando tão somente a publicação da nomeação no Diário Oficial para somente então ser empossado. Não participei da reunião com o presidente, mas o que foi me passado é de que foi bastante proveitosa", disse.

Desembarque - A indicação de Pedro Fernandes como novo ministro do Trabalho acendeu o sinal de alerta no governo Flávio Dino (PCdoB).

Fernandes é do PTB que, atualmente, está na base de apoio ao comunista – um filho do parlamentar, vereador Pedro Lucas Fernandes, também do PTB, é o atual titular da Agência Executiva Metropolitana (Agem). O cargo tem status de secretário.

Ocorre que, em nível nacional, o MDB de Temer está em campo oposto ao PCdoB de Flávio Dino. O governador do Maranhão, por sinal, não tem poupado críticas ao emedebista, a quem se refere, normalmente, como “golpista”.

Essa oposição partidária na esfera federal é que pode ser decisiva para a saída do PTB, no plano local, da base de apoio ao governo maranhense. E o que tem deixado o Palácio dos Leões em estado de prontidão.

Desincompatibilização - Outro fator que pode contribuir para a baixa partidária da base governista é a necessidade de desincompatibilização de secretários de Estado que tenham interesse em disputar as eleições de 2018. Pedro Lucas Fernandes é um deles – será candidato a deputado federal justamente na vaga do pai.

Flávio Dino declarou em recente entrevista que pretende exonerar os auxiliares-candidatos logo após o carnaval, em fevereiro. Assim, serão praticamente oito meses entre a saída do titular da Agem e as eleições. E, durante todo esse período, Pedro Fernandes estará no Ministério do Trabalho, e cada vez mais envolvido com a gestão Temer.

Apesar das evidências, o novo ministro Pedro Fernandes garante que sua chegada ao governo federal não implica em rompimento com o governo Dino. “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, disse Fernandes a O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.