Campo de extermínio

Corte determina que ''contador de Auschwitz'' de 96 anos deve ser preso

Advogados diziam que prisão em idade avançada violaria direito à vida, mas tribunal considera que punição é necessária por gravidade de crimes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

Legenda/AP

Oskar Groening contava dinheiro apreendido das vítimas do campo de concentração de Aushwitz

ALEMANHA - A corte constitucional da Alemanha decidiu que um alemão de 96 anos deve ser preso devido à sua participação nos assassinatos em massa cometidos no campo de extermínio nazista de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial, se recusando a reverter a determinação de uma instância inferior.

Oskar Groening, conhecido como "contador de Auschwitz" por ter se encarregado de contar o dinheiro apreendido das vítimas do campo, foi condenado a quatro anos de prisão em 2015, mas discussões a respeito de sua saúde e idade adiaram o início do cumprimento de sua pena.

A corte constitucional rejeitou o argumento dos advogados de Groening de que o aprisionamento em uma idade tão avançada violaria seu direito à vida, acrescentando que a gravidade de seus crimes faz com que haja uma necessidade especial de vê-lo punido.

"O requerente foi considerado culpado de ser cúmplice de assassinato em 300 mil casos relacionados, o que significa que existe uma importância especial de se cumprir a sentença que o Estado exigiu", escreveram os juízes, mantendo a decisão da corte regional de Celle.

Não é possível apelar ao veredicto da corte constitucional, que entretanto deixa em aberto a possibilidade de libertar Groening se sua saúde se deteriorar.

Em uma batalha jurídica vista como um dos últimos julgamentos do Holocausto, procuradores disseram em 2015 que, embora o próprio Groening não tenha matado ninguém quando trabalhava em Auschwitz, ele ajudou a apoiar o regime responsável pelos assassinatos em massa organizando o dinheiro apreendido dos judeus que chegavam ao campo.

Cerca de 6 milhões de judeus foram assassinados durante o Holocausto, sob o comando de Adolf Hitler.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.