Cadê a coerência?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

Nunca houve tantas posturas incoerentes de certos grupos políticos maranhenses como nos últimos três anos. Em um jogo repleto de deboche com as posturas ideológicas que estão presentes nos estatutos dos partidos, deputados estaduais e federais do Maranhão, principalmente, acendem vela para Deus e o diabo, na atualidade.
O exemplo mais recente é do deputado Pedro Fernandes (PTB), que deverá assumir o Ministério do Trabalho no governo de Michel Temer (PMDB). Segundo declarações do petebista, o fato de ser auxiliar de primeiro escalão do governo federal, não implicará em nada a posição assumida pelo seu partido de compor a base aliada do governador Flávio Dino (PCdoB).
Diante do fato, fica a indagação: como um membro do governo Temer - considerado ilegítimo por Dino - pode ser da base do comunista no Maranhão? A resposta pode ser resumida assim: desrespeito com o eleitor.
E essa postura não se resume somente dos aliados, mas também de Flávio Dino também. Considerando que o “amigo do meu inimigo, é meu inimigo”, o comunista deveria retirar Pedro Fernandes e seu partido de sua base de apoio. Mas se assim fizesse, Dino deveria também tirar Juscelino Filho e seu DEM, André Fufuca e seu PP e também Júnior Marreca e seu PEN. Todos os citados são apoiadores da política desenvolvida por Michel Temer e tão criticada por Flávio Dino.
Mas como já dito a incoerência é a alma e essência de Flávio Dino e, diante disso, os aliados também se permitem debochar do eleitor.

Camarada
O aluguel camarada, uma marca no governo de Flávio Dino, vai continuar com o prédio que foi alugado para abrigar a sede da Funac na Aurora.
O imóvel é de propriedade do membro do PCdoB, Jean Carlos Oliveira, que já ocupou cargo comissionado no governo.
Apesar de não mais usar para abrigar adolescentes infratores, em nota o governo afirmou que o prédio do camarada do governador continuará alugado para abrigar uma companhia de polícia.

Denúncia
A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) usou as redes sociais para criticar a Prefeitura de Coroatá.
Segundo denúncia da parlamentar, o prefeito Luiz da Amovelar Filho, exonerou neste mês de dezembro todos os servidores contratados pela gestão.
Ainda de acordo com Murad, as demissões ocorreram para que o município reponha o caixa da gestão em janeiro e fevereiro. Em março, os demitidos deverão ser recontratados.

Disputa
A deputada federal Eliziane Gama (PPS) parece que estar decidida a disputar uma das vagas de candidata a senadora na chapa do governador Flávio Dino (PCdoB).
Ela tem comparecido, nas últimas semanas, a todos os eventos públicos que o comunista tem feito. Sempre ao lado dele.
Resta saber se o nome da pepessista desta vez será aceito por Dino, que em anos anteriores - como em 2014 e 2016 - nunca quis saber efetivamente da parlamentar.

Confiança
Gama terá que além de derrubar os aliados do comunista, que também querem ser senador, ganhar a confiança do governador.
Essa confiança foi perdida ainda em 2012 quando Eliziane não quis atender a estratégia de Dino na disputa eleitoral. Ela não deveria sair candidata a prefeita e assim o fez.
A decisão da pepessista custa até hoje muito caro para ela já que como todos sabem, Flávio Dino não costuma perdoar quem não segue as suas vontades.

Postura
O vereador Marquinhos Silva (DEM) tem se mostrado um assíduo crítico da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
Apesar de não mais acompanhar a maioria dos colegas nas votações de interesse do pedetista, Marquinhos ainda não se assumiu como oposição.
E enquanto o democrata vai deixando a base de Edivaldo, o antes vereador da oposição, Francisco Chaguinhas (PP), vai se mostrando um governista.

Liderança
Já da base de Edivaldo Júnior quem vem se destacando é o vereador Raimundo Penha (PDT), como defensor da gestão do pedetista.
Penha vem desenvolvendo o papel de líder do prefeito na Casa desde que o líder da Prefeitura na Câmara, Pavão Filho (PDT), se licenciou devido a problemas de saúde.
Além da defesa da Prefeitura, Penha tem também se destacado como articulador entre o Legislativo e o Executivo, algo que Pavão não vinha fazendo.

DE OLHO
R$ 18 milhões é o valor do contrato da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semma) para serviços de engenharia da obra do Parque do Rangedor.

E MAIS

• O projeto de emenda impositiva que tramita na Câmara Municipal de São Luís somente será votado em 2018.

• A ideia era votar a proposta na sessão extraordinária que ocorreu na quinta-feira, 28, mas um pedido de vistas tirou a matéria de pauta.

• A camaradagem no governo Dino não é somente para os membros do PCdoB do Maranhão. Camaradas de outros estados também são beneficiados com o dinheiro público. O exemplo é a cantora Leci Brandão, que é do PCdoB e que pela segunda vez, em 2017, vem fazer show no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.