Mudanças na fiscalização de trânsito

Veículos poderão circular livremente pelas faixas exclusivas de ônibus

De acordo com a SMTT, autorização somente poderá ser cedida nos sábados, a partir das 14h; domingos e, na segundas-feiras, até as cinco da manhã; nos feriados, concessão também será feita aos motoristas de veículos particulares

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

[e-s001]Todos os veículos poderão circular livremente pelas faixas exclusivas de ônibus fixadas nas avenidas Colares Moreira e Marechal Castelo Branco e nas ruas Cajazeiras e Rio Branco. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a autorização será concedida nos sábados, a partir das 14h, nos domingos (o dia todo) e, às segundas-feiras, até as cinco da manhã. Nos feriados, a concessão também será feita.

Segundo a pasta municipal, a permissão para a circulação dos veículos nas faixas exclusivas começará a vigorar a partir de amanhã, 30. Em entrevista para a Rádio Mirante AM, no programa Ponto Final, o secretário da SMTT, Canindé Barros, ressaltou que a medida é necessária para dar mais fluidez ao trânsito em horários alternativos. “Entendemos que, aos sábados, domingos e feriados, o transporte diminui, não tendo a necessidade de manter a exclusividade”, disse o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, os táxis que anteriormente somente poderiam usar as faixas exclusivas nos fins de semana, caso estivessem transportando passageiros, terão concessão permanente, ou seja, terão a autorização para o uso da faixa, mesmo que não estejam com clientes em deslocamento. “Foi um pedido feito pela categoria e que foi concedido pela Prefeitura para facilitar o serviço”, afirmou.

Entendemos que, aos sábados, domingos e feriados, o transporte diminui, não tendo essa necessidade de manter a exclusividade” Canindé Barros, secretário municipal de Trânsito e Transporte

Com a liberação para o uso das faixas em horários e dias específicos, o motorista terá mais flexibilidade no deslocamento pelas vias. Segundo a Prefeitura, quem for flagrado usando as faixas nos dias de semana cometerá infração considerada gravíssima, arcará com multa, no valor de R$ 293,47 e terá o veículo apreendido.

A implantação das faixas exclusivas para ônibus significou avanços no fluxo de veículos em vias da cidade. Segundo cálculos do Município, em determinados horários houve aumento de até 20 km/h na velocidade média dos carros, ônibus, motos e caminhões. O uso das faixas foi uma ideia da Prefeitura, a partir de exemplos bem-sucedidos do uso do artifício.

Uso
Nos horários em que não há a autorização para o uso pleno das faixas, o motorista deve obedecer a determinadas regras. Para a conversão de esquina, o condutor deve se deslocar para a faixa da direita nos trechos em que estão fixadas as linhas tracejadas. “O motorista tenta entrar pela faixa tracejada. No entanto, vem um ônibus. Não tem problema. Ele espera o ônibus passar ou percorre a faixa normalmente, desde que seja por apenas uma quadra”, explicou Canindé Barros.

[e-s001]Se o motorista percorrer pela faixa exclusiva por duas ou mais quadras, especialmente para fugir dos congestionamentos, estará sujeito à multa.

Somente podem trafegar pelas faixas exclusivas, além de ônibus, ambulâncias, táxis e viaturas das polícias e da SMTT. A fiscalização nas faixas será feita com o uso das câmeras recentemente instaladas nas vias alvos do trabalho.

SAIBA MAIS

Relembre

As faixas exclusivas começaram a ser implantadas em fase de teste a partir do segundo semestre deste ano. Em novembro, mesmo com a implantação dos novos radares para o controle de velocidade, a Prefeitura decidiu conceder 30 dias para que a população se acostumasse com a nova sinalização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.