Fiscalização

Poluição sonora: Blitz Urbana fez apreensões na ação de Natal

Dezoito vendedores foram conduzidos à delegacia no período por causa do abuso de som no Centro; para o Ano-Novo, a operação tem continuidade

Natália Reis / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Vendedores ambulantes ocupam frente de lojas na Rua Grande
Vendedores ambulantes ocupam frente de lojas na Rua Grande (ambulantes)

Durante o Natal, a Blitz Urbana realizou a fiscalização e organização no centro de São Luís, principalmente na Rua Grande, além das ruas de Santana, do Passeio e do Sol. Segundo o superintendente da Blitz Urbana, Joaquim Azambuja de Sousa Filho, aqueles que desrespeitaram o que é permitido foram proibidos de vender, e principalmente os que abusaram do som tiveram o material apreendido.

Na operação de Natal, houve duas grandes intervenções por causa do som alto e, nas duas ações, 18 pessoas foram encaminhadas para a delegacia acusados de poluição sonora, havendo também a retirada das caixas de som de uma rádio clandestina, existente na Rua Grande. Sobre o cadastramento dos vendedores, o superintendente estimou que cerca de 1.250 ambulantes estejam registrados este ano.

A operação serviu para colocar em ordem a quantidade de vendedores ambulantes, que invadem a principal rua do comércio nessa época do ano, quando muitas pessoas compram presentes por causa das festas de fim de ano.

Nesse período, os espaços públicos ficam tomados, quase completamente pelos vendedores ambulantes, que comercializam diversos produtos, como roupas, objetos para casa e celulares, entre outros. Assim, com a grande quantidade de venda, muitas pessoas aproveitam para lucrar, o que acaba acumulando bancas e ambulantes nos espaços públicos, como a Rua Grande, da Paz e Santana, e por vezes até os privados, como frente de lojas e estacionamentos.

Para amenizar as aglomerações, que dificultam a circulação das pessoas no centro da cidade, a Blitz Urbana realizou uma intensa fiscalização de Natal, conforme o superintendente da Blitz Urbana, Joaquim Azambuja de Sousa Filho. “Para não gerar conflito entre os ambulantes, nós preferimos apenas organizar os vendedores, distribuindo-os de uma maneira mais organizada”, disse.

SAIBA MAIS

Este ano, a operação de Natal manteve fiscalização de manhã, à tarde e à noite, com sete fiscais para as ruas de maior movimento, como as Ruas Grandes e do Passeio e quatro para as de menor movimento. Para o Ano-Novo, Joaquim Azambuja ressaltou que manterá a organização do Natal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.