Perigo

Defesa Civil orienta sobre o uso correto de fogos de artifícios

É preciso estar atento para evitar acidentes graves e possíveis imprevistos durante as festas de fim de ano; orientações básicas podem ser fundamentais para garantir a segurança com o uso de fogos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
É necessário o uso de base de apoio ou suporte para instalar os fogos
É necessário o uso de base de apoio ou suporte para instalar os fogos (fogos)

Imperatriz - O número de aci­dentes provocados pela queima inadequada de fogos de artifícios geralmente aumenta durante as comemorações de fim de ano. Pa­ra evitar incidentes, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil orienta a população sobre os cuidados necessários com esses artefatos durante o Réveillon.

O uso incorreto dos dispositivos pode gerar sérios riscos, como queimaduras, mutilação de dedos, mãos e até casos mais graves. “Os fogos de artifícios é o momento mais esperado por grande parte da população que comemora a virada de ano. A manipulação inadequada desses artefatos, pode causar sequelas graves e, às vezes, irreversíveis”, explica Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil.

Ele alerta sobre medidas de segurança para a solta de fogos: “Nas comemorações da virada de ano é bastante comum as pessoas ingerirem bebidas alcoólicas, isso é preocupante, uma vez que bebidas e fogos não combinam. A atenção tem que ser redobrada, e os fogos manipulados longe de pessoas, edificações elétricas, muito menos em ambiente fechados”, explica.

SAIBA MAIS

Principais cuidados ao manusear fogos de artifício:
• Não ingerir bebidas alcoólicas antes do manuseio;
• Não permitir que crianças manuseiem os fogos;
• Sempre comprar em lojas com o certificado dos órgãos de segurança e controle;
• Adquirir fogos equipados com bases de apoio ou suportes para serem instalados e disparados do chão;
• Evitar soltar os fogos “na mão”, sempre usando extensores, suportes e luvas, quando possível;
• Ler e seguir as instruções nos rótulos das embalagens;
• Não soltar embaixo de árvores ou fiações elétricas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.