Presidente

Putin registra candidatura para concorrer à reeleição na Rússia

Ele concorre ao quarto mandato;a eleição presidencial acontece no dia 18 de março de 2018

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

MOSCOU - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, registrou formalmente sua candidatura para concorrer à reeleição no dia 18 de março de 2018 ontem, 27, apresentando os documentos necessários para a comissão eleitoral central em pessoa.

Pesquisas mostram que Putin, que domina o cenário político russo há 17 anos como presidente ou primeiro-ministro, está a caminho de conquistar mais um mandato de seis anos. Isso o habilitará a governar até 2024, quando completará 72 anos.

O ex-agente da KGB está concorrendo como independente, uma medida vista como uma forma de fortalecer sua imagem de "pai da nação", ao invés de um representante da política partidária. O partido governista, Rússia Unida, e o Simplesmente Rússia declararam que o apoiarão.

Orgulho nacional

Aliados louvam Putin por restaurar o orgulho nacional e ampliar a influência global de Moscou com intervenções na Síria e na Ucrânia. Mas o líder opositor Alexei Navalny, que foi proibido de concorrer à eleição devido a uma pena de prisão suspensa que afirma ser fabricada, diz que Putin está no poder há tempo demais e que seu apoio é mantido artificialmente por uma mídia estatal tendenciosa e um sistema injusto que exclui oponentes legítimos.

Navalny pediu um boicote à eleição, o que cria a perspectiva de protestos e confrontos de larga escala com a polícia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.