Sem solução

Presidente da Turquia chama Assad de terrorista

Tayyip Erdogan disse que esforços de paz são impossíveis com presidente sírio no poder

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

TURQUIA - O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, se pronuncia em visita à Tunísia Em visita à Tunísia, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reiterou ontem que não há qualquer solução possível na Síria sem a saída do presidente Bashar al-Assad.

"É totalmente impossível avançar com Assad na Síria", declarou Erdogan em entrevista coletiva com seu colega tunisiano, Beji Caïd Essebsi.

"Eu lhe digo muito claramente: Bashar al-Assad é um terrorista, que recorreu ao terrorismo de Estado. Não podemos dizer: 'Assad pode fazer isso'. Se fizermos isso, será cometer uma injustiça" com os sírios mortos no conflito, acrescentou.

O presidente turco reforça a posição de Ancara alguns dias após um apelo feito pela Turquia - que apoia rebeldes sírios -, mas também por Rússia e Irã, aliados de al-Assad, para reunir as diferentes partes envolvidas no conflito no final de janeiro e tentar avançar em um acordo político.

Negociações

Depois do fracasso de uma nova rodada de negociações organizada em dezembro em Genebra, sob patrocínio da ONU, Moscou, Teerã e Ancara relançaram sua proposta de "congresso do diálogo nacional" sírio para o final de janeiro, em Sochi.

No momento, alguns tradicionais apoiadores da oposição síria têm menos pressa em fazer da saída de Assad uma condição básica para as negociações. Agora, a oposição está, inclusive, sob pressão para suspender essa reivindicação. Já o governo sírio se recusa a participar de qualquer discussão sobre o destino do presidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.