Ameaça

Israel não tolerará escalada militar do Hamas, diz Netanyahu

Tensão entre palestinos e israelenses aumentou após Donald Trump reconhecer Jerusalém como capital de Israel;12 palestinos morreram durante confrontos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada, enquanto lançam foguetes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
O premiê Netanyahu discursa durante visita à base aérea de Hatzerim, no deserto Negev
O premiê Netanyahu discursa durante visita à base aérea de Hatzerim, no deserto Negev (O premiê israelense Netanyahu discursa durante visita à base aérea de Hatzerim, no deserto Negev)

ISRAEL - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu ontem ao movimento islamita palestino Hamas que não tolerará uma "escalada" militar, e ameaçou recorrer a "todos os meios" para defender seu país, de acordo com a agência France Presse.

O primeiro-ministro fez o alerta após o aumento das tensões e da violência provocadas com a decisão do presidente americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Desde o anúncio, no dia 6 de dezembro, 12 palestinos morreram durante confrontos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada, enquanto lançam foguetes do enclave palestino, controlado pelo Hamas, em direção ao sul de Israel sem deixar vítimas.

"Não permitiremos e não toleraremos nenhuma escalada por parte do Hamas e de outros componentes terroristas contra o Estado de Israel", afirmou o primeiro-ministro durante uma cerimônia em uma base aérea.

"Utilizaremos todos os meios para defender nossa soberania e a segurança dos cidadãos israelenses", advertiu Netanyahu.

Tensão crescente

Desde o anúncio do presidente Trump, manifestantes palestinos se reúnem às sextas-feiras em frente ao muro na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, o que dá lugar a lançamentos de pedras, aos quais soldados responderam com disparos.

Também há uma tensão crescente na Cisjordânia, onde ontem dezenas de palestinos entraram em confronto com soldados israelenses, que lançaram gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes (assista ao vídeo acima).

O primeiro-ministro reafirmou que Israel "não permitirá às forças militares iranianas estabelecer bases na Síria para nos atacar".

Teerã, poderoso aliado do regime sírio de Bashar al Assad, envia à Síria "assessores militares" e "voluntários" para combater grupos rebeldes e extremistas.

Frase

"Utilizaremos todos os meios para defender nossa soberania e a segurança dos cidadãos israelenses"

Benjamin Netanyahu

Primeiro-ministro israelense

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.