Clandestinos

Motociclistas usam retorno irregular na BR-135, em SL

Retorno, feito alguns quilômetros à frente, não inibiu a utilização clandestina por condutores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Retorno irregular na BR é perigoso para motoristas e pedestres
Retorno irregular na BR é perigoso para motoristas e pedestres (retorno irregular)

tornos, há vários meses, a quem passa pelo local. Frequentemente, motoristas e principalmente motociclistas utilizam o retorno clandestino para facilitar a passagem para o outro lado da via.

O retorno irregular já causou muitos acidentes, conforme contou o mototaxista, Vlaudiomir Ribeiro Pinho. “Praticamente todas as manhãs, quando é o horário em que os carros mais passam pelo retorno, acontecem acidentes. Hoje mesmo, um carro se chocou com uma moto. Esse retorno prejudica também quem precisa atravessar a faixa de pedestres, pois os pedestres competem espaço de travessia com os carros e motos”, disse.

Obras
Recentemente, o trecho passou por uma pequena obra, na qual foram colocadas placas de sinalização, pintura de faixa de pedestres. Poucos quilômetros mais à frente, um retorno novo foi feito, porém não diminuiu a frequência de irregularidades por parte de condutores.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o problema já é antigo, e mesmo algumas modificações no trecho não foram suficientes para amenizar a situação indevida. “A solução para acabar de vez com o retorno seria a colocação de um curral, em formado de zigue-zague, porque assim os motociclistas não poderiam passar, sobrando espaço apenas para os pedestres”, explicou o policial rodoviário Antônio Noberto.

Ele frisou que a obra de colocação dos currais de ferro é de responsabilidade do Dnit, e que já deveriam estar prontos este ano. Contou ainda que, frequentemente, a PRF realiza fiscalização no local e muitas multas são aplicadas, devido ao grande número de irregularidades.

Antônio Noberto ressaltou que o retorno clandestino já foi fechado diversas vezes, porém, com a obra tiveram que ser retirados os materiais que fechavam a passagem, deixando livre para os condutores cometerem as infrações. “Aqui, na BR-135, os retornos irregulares são frequentes. Mesmo existindo as passagens adequadas, a maioria prefere os irregulares, por estarem mais próximos”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.