Monstrengo ultrapassado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Montada a dedo para ser uma espécie de fechamento de ano do comunista Flávio Dino, que ora ocupa o Palácio dos Leões, a entrevista publicada pela Folha de S. Paulo foi uma espécie de tiro no pé do próprio governador.
O que saiu da boca de Dino foi quase um libelo arcaico, com pensamentos tão ultrapassados quanto nocivos, desde a sua concepção de estado, passando pela ideia que tem de economia e desenvolvimento. Dino chega mesmo a defender um Maranhão miserável, ao afirmar que só o estado pode fazer pelo cidadão. “Ou o estado faz, ou ninguém faz”, declarou.
O pensamento político de Flávio Dino brotado da Folha de S. Paulo é algo medieval, feudal em todos os seus aspectos. Tanto que não demorou para que observadores e analistas políticos interpretassem o que pensa das coisas o comunista maranhense.
Para Augusto Nunes, da rádio Jovem Pan, ao defender seus ideais comunistas, Flávio Dino mostra-se “com a cabeça estacionada na metade do século passado”. O site “O Antagonista”, um dos mais influentes de Brasília, foi mais longe e intitulou de “Parque dos Dinossauros” trecho da entrevista em que Dino defende a candidatura de Lula como única saída democrática das eleições em 2018.
Preso a vida toda em estudos e conceitos do juridiquês, que utilizou para passar em concursos de juiz, Dino está há pouco mais de 10 anos na vida política. Mas mostra que seus anos de estudo se revelam agora uma fraude; e suas expressões, as mais singelas, se revelam arcaicas e patriarcais, totalmente distantes do mundo real e moderno.

Furta-cor
Flávio Dino não se emenda e faz questão de revelar-se ideologicamente furta-cor, ao defender palanque múltiplo em 2018.
Ele já fez essa graça em 2014, quando abraçou o tucano Aécio Neves, beijou a petista Dilma Rousseff e trocou afagos com o socialista Eduardo Campos.
Para 2018, ele quer continuar a salada ideológica, desta vez abrindo palanque para o petista Lula, a comunista Manuela d’Ávila e o pedetista Ciro Gomes.

Boçalidade
Os conceitos econômicos de Flávio Dino fariam corar no túmulo até mesmo patriarcas do comunismo, como Karl Marx.
Em pleno século XXI, o comunista maranhense chega mesmo a defender o estado absoluto, único capaz de fazer pelo povo.
- Ou o estado faz, ou ninguém faz - pensa Dino, numa das mais retrógadas afirmações sobre economia e desenvolvimento.

Na dianteira
Os deputados federais Eliziane Gama (PPS) e José Reinaldo Tavares (PSB) mostram-se os únicos da base do governo Flávio Dino a ter cacife eleitoral para a disputa pelo Senado.
Eles se mostram bem à frente dos colegas Weverton Rocha (PDT) e Waldir Maranhão (Avante), que parecem ter a preferência do Palácio dos Leões.
As últimas pesquisas apontam que os favoritos a senador são os candidatos da oposição, Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB).

Três juntos
Pré-candidatos a governador, Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (Podemos) e Ricardo Murad (PRP) ainda não têm nomes para compor suas chapas de senadores e vice.
Os três ainda estudam discutir alianças com nomes já postos para a disputa senatorial na oposição e no governo.
E podem, inclusive, fundir suas chapas, em uma montagem de palanque com três potenciais candidatos.

Agiotagem
A liberdade dos acusados de tramar a morte do jornalista Décio Sá tem causado constrangimento a setores políticos maranhenses.
O agiota Gláucio Alencar mantinha negócios com prefeituras e com o próprio governo Flávio Dino e agora está cobrando eventuais devedores.
O problema é que sua presença em secretarias ou órgãos públicos deixa os “clientes” em estado de preocupação latente.

Mera coincidência?
Uma imagem do mandante da morte de Décio Sá em frente ao Shopping do Automóvel, semana passada, chamou atenção da polícia.
É que Gláucio Alencar sempre negou relação com o executor do jornalista, o assassino confesso Jonathan de Sousa.
Ocorre que, na foto, Alencar está ao lado de ninguém menos que Fábio Buchecha e o advogado do próprio Jonathan, Pedro Jarbas.

DE OLHO

R$ 121 milhões É o valor já recebido do governo Flávio Dino por empresas vinculadas aos agiotas Gláucio Alencar e Eduardo DP.

E MAIS

• A Câmara Municipal se prepara para votar, nesta quarta-feira, 27, projeto da Prefeitura de São Luís que aumenta impostos e multas em São Luís.

• A proposta seria votada na última sexta-feira, mas foi retirada de pauta diante da repercussão negativa.

• O governo Flávio Dino tem até o próximo sábado, 30, para desativar o aluguel camarada da casa onde funciona uma unidade da Funac, na Aurora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.