Mundo animal

Espécie de pássaro que não era vista há 40 anos é reencontrada no Maranhão

Mutum-pinima está ameaçada de extinção e foi reencontrada depois uma expedição que contou com a ajuda de pesquisadores maranhenses.

O Estado, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
(mutum)

Depois de 40 anos sem ter aparição registrada pela ciência, uma das espécies de pássaro mais raras, a mutum-pinima (Crax fasciolata pinima), deu as caras no Maranhão e os pesquisadores maranhenses Flávio Ubai, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e Carlos Martinez, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), participaram da expedição que encontrou a espécie ameaçada de extinção.

Iniciada no último mês de novembro, a expedição científica foi realizada por pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A espécie foi encontrada na região do mosaico do Gurupi, no Maranhão e, há 40 anos, não era registrada pela ciência.

De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) do ICMBio, os últimos registros sobre a espécie são do fim da década de 1970.

Além dela, outras espécies raras também foram encontradas na expedição, como o jacamim-de-costas-escuras (Psophia obsura), o macaco-caiarara (Cebus kaapori), a ararajuba (Guaruba guarouba), o mutum-cavalo (Pauxi tuberosa) e a jacupiranga (Penelope pileata).

A expedição serviu, também, para a instalação de armadilhas fotográficas e, ainda, para a aplicação de questionários nas comunidades locais. As medidas servem para obter informações sobre o registro do mutum-pinima.

Descrito como subespécie do mutum-de-penacho (Crax fasciolata) no fim do século XIX, o mutum-pinima é endêmico do Centro de Endemismo Belém, região localizada a leste do rio Tocantins – que abrange o nordeste do Pará e a Amazônia Maranhense.

A expedição científica foi planejada pelo pesquisador do Cemave Diego Mendes e pelo professor Luís Fábio Silveira, curador da Seção de Aves do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

Participaram da busca, também, os servidores da Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi do ICMBio e com o apoio do Programa ARPA (Programa de Áreas Protegidas da Amazônia), indígenas e os pesquisadores Flavio Ubaid (UEMA), Cesar Medolago (UFSCar) e Carlos Martinez (UFMA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.