Finanças

Dívidas de final de ano: saiba como se livrar delas

Compras de presentes, despesas com viagens e as contas do mês; para não entrar em 2018 no vermelho, é fundamental tomar alguns cuidados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Os brasileiros estão animados com a retomada da economia e a confiança do consumidor cresceu pelo segundo mês consecutivo. Com a permanência da queda da inflação e das taxas de juros mês a mês, as vendas no varejo aumentaram. A expectativa é que o varejo registre o melhor Natal em vendas desde 2013, com crescimento em torno de 5%. Apesar das boas notícias, o brasileiro ainda precisa ter ponderação e não descuidar do seu orçamento mensal, para não entrar em dívidas de final de ano.

Embora os caminhos estejam se abrindo, ainda é cedo para sair gastando, pois a inadimplência dos brasileiros continua elevada, com muitas famílias com as contas atrasadas. O professor Carlos Afonso - administrador e contabilista -, alerta para os riscos que o fim de ano traz ao orçamento dos brasileiros, sobretudo para aqueles que não prepararam uma “poupança para o final de ano”.

“O maior desafio das pessoas está em conter o ímpeto com as compras, sem se preocupar com o planejamento financeiro. Liste todos os compromissos financeiros que tem para os próximos meses e não utilize o dinheiro com o qual honrará essas contas, disse o professor Carlos Afonso, que forneceu dicas importantes sobre como não entrar no vermelho com as compras do período natalino.

1 - Estabeleça um orçamento para os presentes de fim de ano. Relacione as pessoas que ganharão um presente melhor e aqueles que receberão uma lembrancinha. Não exceda este orçamento previsto.

2 - Pesquise bastante (inclusive em lojas virtuais). A diferença de preços praticados entre os estabelecimentos é enorme para o mesmo produto. Analise os preços e condições em, pelo menos, cinco lugares. E tente não parcelar as compras, para que não vire uma bola de neve.

3 - Viajará no fim de ano? O ideal é sempre reservar hotéis e passagens áreas com antecedência, de modo a ter acesso a preços mais justos. Se não deu para fazer isso em 2017, lembre-se de tomar essa atitude em 2018. Você se surpreenderá com o quanto pode economizar!

4 - Calma, o mundo não acabará em 2017! Passada a temporada de “festas”, a vida volta ao normal em janeiro. Lembre-se que todo o início de ano é marcado pela chegada de várias contas, entre elas o IPTU, o IPVA, material escolar das crianças, entre tantas outras. Então, reserve parte do seu 13º salário para fazer frente a essas despesas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.