Policiamento no fim do ano

1.200 PMs farão a segurança no Réveillon, em São Luís

Segundo o comando da Polícia Militar, além dos circuitos da festa de Ano-Novo, os terminais de passageiros e bairros com unidades prisionais terão atenção

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Blitzen serão intensificadas em vários pontos, para garantir o cumprimento da Lei Seca neste fim de ano
Blitzen serão intensificadas em vários pontos, para garantir o cumprimento da Lei Seca neste fim de ano (blitz)

A Polícia Militar do Maranhão (PM) confirmou que 1.200 homens farão a segurança nos principais municípios da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) durante as festas do Réveillon. De acordo com o comando da PM, além dos circuitos da festa de Ano-Novo (Praça Nauro Machado e Avenida Litorânea), os terminais de passageiros e bairros que sediam unidades prisionais (Anil e Pedrinhas, por exemplo) terão atenção especial.

De acordo com a PM, todo o efetivo (incluindo militares que prestam serviços administrativos e aqueles que estão em gozo oficialmente de férias) será designado. Além da vigilância com o apoio de viaturas, os homens também farão a segurança a pé e utilizando a cavalaria. “Todos os nossos homens estarão disponíveis, visando garantir uma grande festa a todos”, disse o coronel Pedro Ribeiro, titular do Comando de Policiamento Metropolitano (CPAM1).

Todos os nossos homens estarão disponíveis, visando garantir uma grande festa à população” Coronel Pedro Ribeiro, titular do Comando de Policiamento Metropolitano (CPAM1)

O coronel informou ainda a O Estado que o trabalho da PM contará com o apoio da Polícia Civil, por meio dos plantões (do Maiobão, das Cajazeiras, do Cohatrac, da Cidade Operária e da Vila Embratel). Bairros cujos índices de violência são considerados maiores (como Barreto, Coroadinho, dentre outros) serão monitorados. “Além do efetivo nos circuitos, o policiamento também se fará presente nos bairros para garantir a segurança daquelas pessoas que preferem passar a virada do ano em suas residências”, frisou Ribeiro.

Lei Seca
O comandante titular do CPAM1 também confirmou que a fiscalização para o cumprimento da Lei Seca permanecerá neste fim de ano. Por questões de sigilo, a PM não informou quais vias serão fiscalizadas. No entanto, segundo o comando do Batalhão Militar de Polícia Rodoviária Independente (BPRV), na noite de Réveillon serão montadas barreiras em pelo menos seis pontos da Grande Ilha. “O planejamento deverá ser executado, em especial na noite de Réveillon, para verificar o cumprimento da Lei Seca”, frisou o comandante titular do BPRV, tenente-coronel Augusto Magalhães.

Elevação do efetivo
No ano passado, de acordo com informações do Governo do Estado, somente na Operação Réveillon foram designados 800 homens da PM. Este ano, o efetivo aumentou em 33% em relação à guarnição da polícia designada em 2016. Segundo o comando, a medida é para evitar o aumento nos casos de violência, já que, somente no fim de semana do Na­tal, foram registrados pelo menos nove homicídios na Grande Ilha, de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP).

Em locais de grande aglomeração de público, os órgãos de segurança aconselham que os cidadãos evitem se deslocar com grandes valores em dinheiro. Evitar ainda a exposição desnecessária dos aparelhos celulares e somente se locomover em grupo, quando possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.