Avaliação médica

Defesa de Maluf pede perícia médica para avaliar estado de saúde do deputado

Advogados de Paulo Maluf querem que médico indicado pela defesa possa examinar o parlamentar no presídio da Papuda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Deputado Paulo Maluf foi condenado a mais de 7 anos de prisão e cumpre pena no Presídio da Papuda, em Brasília
Deputado Paulo Maluf foi condenado a mais de 7 anos de prisão e cumpre pena no Presídio da Papuda, em Brasília (Paulo Maluf)

Brasília - Os advogados do deputado Paulo Maluf (PP-SP) apresentaram nesta terça-feira, 26, pedido à Justiça no Distrito Federal para que médico indicado pela defesa possa examinar o parlamentar no presídio da Papuda, em Brasília. O pedido ainda será analisado pelo juiz substituto da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, Bruno Aielo Macacari.

Na última sexta-feira (22), o juiz Macacari negou pedido da defesa para prisão domiciliar. Maluf está cumprindo pena de 7 anos e 9 meses de prisão, em regime fechado, no presídio da Papuda em Brasília. Com novos exames e laudos, o juiz pode reavaliar a decisão.

A defesa de Maluf, pediu autorização para que o médico Sami El Jundi examine pessoalmente o deputado e avalie o local onde ele está preso. O médico ainda não teve acesso a Maluf. Ele produziu um laudo com base em relatórios de hospitais de São Paulo, de acordo com a defesa.

"Verifica-se imprescindível que os assistentes técnicos possam – na data de hoje, impreterivelmente – ter acesso ao sentenciado, para efetivarem o exame pessoal, bem como a análise técnica das condições do estabelecimento carcerário em que o requerente está cumprindo pena", afirma a defesa no pedido apresentado nesta terça (26) ao juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal.

Problemas de saúde

Maluf se entregou na semana passada à Polícia Federal depois que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o "imediato início" do cumprimento da pena à qual Maluf foi condenado em maio deste ano por lavagem de dinheiro.

Logo em seguida, a defesa de Maluf pediu que o deputado cumprisse a pena em casa. Os advogados do deputado apontaram "prejuízo à integridade física e moral" em razão da idade do parlamentar e diversos problemas de saúde – um câncer de próstata, hérnia de disco e problemas cardíacos, além de movimentos limitados.

Na decisão, de caráter provisório, Macacari negou o pedido levando em conta a estrutura de saúde oferecida pelo Centro de Detenção Provisória (CDP) do presídio da Papuda, onde Maluf está preso.

"Nada há nos autos até agora a indicar que a permanência do sentenciado [Maluf] no cárcere impõe maiores riscos à sua integridade física. Ao reverso, do que vi, concluo, num primeiro momento, que seu quadro clínico não demanda tratamento ou acompanhamento médico que não possa ser adequadamente prestado pelo serviço de saúde da unidade prisional", escreveu o juiz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.