Judiciário

Corregedor rebate críticas de juiz a Gilmar Mendes

Em áudio atribuído a magistrado, Mendes é acusado de receber propina para soltar ex-governador do Rio

Agência Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
(Gilmar Mendes)

Brasília - O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, divulgou nota em defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nota rebate declarações atribuídas ao juiz Glaucenir de Oliveira, da Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes.

Em áudio atribuído ao juiz, que mandou prender Anthony Garotinho pela primeira vez, Mendes é acusado de receber propina para soltar o ex-governador do Rio de Janeiro e tirar a tornozeleira da também ex-governadora do Estado Rosinha Garotinho.

Na nota, Maia Filho diz que a corregedoria adotará, "no momento apropriado", medida adequada para inibir e reprimir a atitude do juiz, considerada "sem paralelo e inopinado". "Por agora, presta-se ao ilustre presidente Gilmar Ferreira Mendes a mais irrestrita solidariedade, repudiando, com a maior veemência, a acusação desferida contra ele e desagravando-o pela absurdeza desse ataque", afirma.

Segundo a nota, a divulgação na imprensa expõe a "ousada" postura do juiz, que investe contra a "dignidade e a honra" de Gilmar Mendes. "O presidente Gilmar Mendes não precisa que ninguém venha a público para defendê-lo de tal increpação insidiosa e maligna, porque a sua honradez pessoal e o seu devotamento à Justiça e ao Direito, reconhecidas e proclamadas no mundo jurídico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.