É Natal

Consumidores lotam Rua Grande na véspera de Natal

Muita gente deixou para comprar presentes na última hora e encontrou lojas lotadas e filas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

A véspera do Natal foi marcada por muita movimentação no principal centro de comércio de São Luís. A Rua Grande ficou lotada na manhã de ontem e até o início da noite ainda havia consumidores cumprindo o ritual de compra de presentes. As lojas e os vendedores ambulantes fizeram a festa, atendendo à demanda de quem deixou as compras para a última hora. O entra-e-sai aconteceu também nas lojas dos shoppings da capital, que amanheceram repletos de consumidores.

Na Rua Grande, apesar do intenso movimento, para alguns gerentes de lojas as vendas não superaram as expectativas. Pelo menos foi do que se queixou a gerente de uma delas, Teresa de Jesus. “A gente percebe que o fluxo de pessoas está intenso.
Os consumidores entram, analisam, provam roupas, observam tudo, mas nem todos compram. Numa análise rápida, eu poderia dizer que o saldo não será tão positivo assim, na hora de fazer as contabilizações”, disse.

No dia considerado “clímax das festas de fim de ano”, a véspera do Natal foi também da tradicional disputa por clientes entre as lojas e os vendedores ambulantes. Foi assim na Rua Grande. Fernando Silva usou a voz potente para vender tênis em meio ao vaivém de gente. O jovem também usou seu jogo de cintura e desprendimento para atrair a clientela. “Estou vendendo tênis bem baratos e de boa qualidade. Está tudo em promoção”, disse. “Eu achei boa a promoção dele e os tênis realmente parece bons”, animou-se Rodolfo Ricardo Abreu, que ia passando.

Bem ao lado de Fernando Silva, outro vendedor ambulante, mas esse comercializava de uma maneira mais silenciosa e tímida. Ataíde Abreu oferecia incensos e defumadores, itens que costumam vender bastante nesta época do ano. “É para fazer aquela limpeza na casa no fim do ano”, disse.

Nos shoppings, foi preciso paciência para achar lugar nos estacionamentos. No São Luís Shopping, as lojas de grifes aplicaram promoções para atrair consumidores. Thaís Santos, vendedora na Tommy Hilfilger (no segundo piso da área de expansão) disse que a marca lançou mão das promoções de fim de ano, com descontos que agradaram.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.