Segurança

Viagem de fim de ano requer cuidados extras com a casa

Para aproveitar bem os feriados de Natal e Ano Novo, é bom seguir alguns cuidados para evitar que sua residência seja alvo de assaltantes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Famílias devem tomar cuidado para evitar assaltos em suas casas
Famílias devem tomar cuidado para evitar assaltos em suas casas (gatuno)

Muitas pessoas optam por viajar durante os feriados de Natal e Ano Novo, mas não devem se esquecer de se prevenir contra assaltos em suas casas e condomínios residenciais durante o período de festas. Segundo especialistas, essa é uma das épocas com mais incidência de crimes, principalmente após o indulto de Natal.

Dicas de segurança para Casas e Apartamentos durante o período de festas de final de ano:

Casas

- O melhor seria não deixar a casa sozinha, mas se isso não for possível, peça a um vizinho ou parente visitar diariamente o imóvel.

- Não passe informações da sua viagem (local, data de saída e data de chegada) para estranhos ou serviçais. Informe apenas pessoa da sua confiança.

- Se possível, peça para uma pessoa de sua confiança recolher as correspondências, jornais e até os dejetos de cachorro se houver, verificar movimentos estranhos de pessoas rondando a residência.

- Não deixe as luzes acesas durante o dia, pois isso significa ausência de moradores.

- Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente.

- Deixe algum telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo, para informarem alguma ocorrência.

Condomínios

- As entradas -social e de serviço- devem possuir clausura (área de acesso entre dois portões) para que tanto condôminos como visitantes e prestadores de serviços possam passar por identificação e cadastro sem ficar expostos na rua. Da mesma forma evita-se o acesso livre ao condomínio ao abrir o primeiro portão.

- As entradas do condomínio - social, de serviço e garagem – devem ser suficientemente iluminadas, evitando-se o uso de obras de arte, de decoração e de jardinagem que obstruam a ampla visão do local à distância ou através das câmeras de vigilância.

- Os acessos aos apartamentos igualmente devem ser dotados de boa iluminação e as portas devem ser sólidas, dispondo de "olhos mágicos" ou outro dispositivo que permita a observação do lado externo.

- Preferencialmente, o condômino deve manter a máxima discrição quanto aos valores guardados em casa, existência de cofres, joias, eletrônicos e outros objetos que possam chamar atenção, inclusive bebidas alcoólicas. Há ocorrências de apartamentos que foram invadidos, pois o morador postou nas redes sociais a quantidade de uma determinada bebida que estava armazenando.

- O pessoal de zeladoria, principalmente aqueles que desempenham funções na portaria do prédio, deve ser alertado periodicamente sobre os diferentes expedientes usados pelos delinquentes e devem estar capacitados para tomar providências quando necessário.

- Ao atender visitantes, na ausência de clausura, o porteiro deve manter os portões fechados e as pessoas do lado externo do condomínio.

- Avisar o condômino sobre visitas, entregas, etc., e só permitir acesso às dependências mediante autorização do morador e devidamente acompanhado por um funcionário.

- Evitar permitir que os empregados domésticos ou crianças possam autorizar o acesso de visitantes.

- As chaves que forem confiadas a serviçais (faxineiras, motoristas, cozinheiras, etc.) não devem abranger todas as portas do apartamento, permitindo-se o isolamento de algumas dependências privadas, evitando que os empregados possam ser coagidos a abrir as portas de que possuam as chaves, surpreendendo os demais moradores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.