Saúde

Dicas para passar pelo período de festas sem preocupação

Alimentação saudável é a base para aproveitar todo tipo de cardápio, mesmo nas festas de fim de ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Leitão assado é uma excelente fonte de nutrientes: ômega-3, 6 e 9, selênio, fósforo, potássio, ferro, magnésio e zinco
Leitão assado é uma excelente fonte de nutrientes: ômega-3, 6 e 9, selênio, fósforo, potássio, ferro, magnésio e zinco (Leitão)

São Paulo – Todo final de ano é marcado pelas férias, festas e reuniões de família e amigos. Contudo, é difícil resistir às diversas comidas e quitutes presentes no cardápio das ceias, almoços, amigos secretos e happy hours. Por isso, a Mapfre Saúde listou alguns alimentos facilmente encontrados no período e que podem ser combinações saudáveis sem perder todo o prazer do jantar.

Dependendo da região do país em que passará ou dos costumes da sua família, os pratos da ceia tendem a ser mais clássicos, ou seja, recheados de comidas pesadas e gordurosas. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é de que é possível combinar um cardápio equilibrado mesmo em períodos comemorativos.

Confira abaixo três alimentos tradicionais saudáveis que podem fazer parte da sua ceia de final de ano:

Peru – Geralmente, é preparado assado, como manda a tradição. Esse tipo de carne tem um teor de gordura bastante baixo, auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim no organismo e ajuda a melhorar o sistema imunológico. Além disso, é uma boa fonte de vitaminas como B6, selênio (antioxidante que ajuda a aumentar a imunidade), potássio, fósforo, zinco e ferro.

Nozes – É o alimento obrigatório nas festas de final de ano, principalmente, no natal. No geral, as nozes são ótimas para manter uma alimentação saudável e, quando consumida todos os dias, ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol ruim. Outra característica importante da noz são os ácidos graxos ômega-3, que mantêm o sistema nervoso funcionando perfeitamente e melhora a memória.

Leitão assado – A carne suína enfrenta preconceitos – muitas vezes relacionados a doenças, como a esquistossomose, que pode ser transmita por animais contaminados e carnes malcozida. Contudo, comprada com procedência e bem assada, ela é uma excelente fonte de nutrientes: ômega-3, 6 e 9, selênio, fósforo, potássio, ferro, magnésio e zinco. No caso da vitamina B1 (importante para o bom funcionamento do coração, do sistema nervoso e dos músculos), o nível chega a ser dez vezes superior ao encontrado na carne bovina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.