Mercado da Bola

Presidente do Grêmio afirma que meta é manter base em 2018

Romildo Bolzan disse que principais peças devem ser mantidas no elenco; contratações, apenas pontuais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Romildo Bolzan é presidente do Grêmio
Romildo Bolzan é presidente do Grêmio (Romildo Bolzan é presidente do Grêmio)

Depois de renovar o contrato do técnico Renato Gaúcho até o fim de 2018, o Grêmio agora vai ao mercado em busca de reforços. Mas, conforme a ideia do clube, a base campeã da Libertadores de 2017 deve permanecer. As contratações serão pontuais, foi o que assegurou o presidente Romildo Bolzan Júnior, que aposta novamente no aproveitamento das categorias de base.

Presente no sorteio que definiu os grupos da Libertadores do ano que vem, o mandatário foi enfático ao manter a política que rendeu frutos em dois anos consecutivos: manter o maior número possível de jogadores e buscar reforços que possam suprir as carências definidas pela diretoria.

“A manutenção do elenco é fundamental para nós, a política permanece. Vamos tentar manter o maior número de atletas possível, vamos contratar pontualmente, revelando jogadores”, declarou Romildo à imprensa.

Entre as primeiras definições tricolores para 2018 estão os casos de atletas com contrato por encerrar ao final do ano. Cícero e Cristian foram apostas de Renato para suprir perdas no grupo ao longo de 2017 e pouco atuaram no segundo semestre. Jael conta com o apoio do treinador e da torcida nas últimas partidas da temporada, assim como Fernandinho, que, no entanto, tem o alto salário como principal empecilho para permanecer.

O Grêmio também terá de encontrar um substituto para Barrios. O paraguaio afirmou que não irá seguir em Porto Alegre e já postou sua despedida aos torcedores nas redes sociais. Com a renovação de Renato, a busca por um centroavante torna-se inevitável à direção, já que o comandante não abre mão de uma referência no ataque. É possível que, neste caso, Bolzan tenha de "abrir os cofres". Porém, ele também conta com o bom ambiente no vestiário.

“Futebol é diagnóstico, é bom ambiente, em que o jogador possa progredir e desenvolvê-lo com tranquilidade. Futebol não se faz somente pagando, mas com bom ambiente. O Grêmio sempre ofereceu boas condições e por isso sempre teve a fama de ser recuperador de jogadores”, disse o presidente.

Outra situação que ganhou força nos bastidores é o interesse do Cruzeiro no lateral-direito Edílson. Conforme apurou a reportagem, o Tricolor já teria liberado o jogador para negociar com a Raposa. No entanto, Romildo tratou a notícia como "equivocada" e negou qualquer proposta encaminhada pelo time mineiro.

Mundial - O Grêmio disputou a final do Mundial de Clubes FIFA na semana passada, e foi derrotado pelo Real Madrid, de Cristiano Ronaldo.

Antes de chegar ao Mundial, o tricolor precisou vencer a Libertadores da América.
A final foi contra o Lanús, e teve como destaque os jogadores Fernandinho e Luan, autor de um golaço por cobertura sobre o goleiro.

Já no mundial, o time de Renato Gaúcho não teve o mesmo sucesso.
No primeiro jogo a equipe apresentou dificuldade para bater, de apenas 1x0, o Pachuca.
Classificado para a final, a equipe não resistiu ao Real Madrid.

O Grêmio de Renato Gaúcho sofreu um gol de falta, cobrada por Cristiano Ronaldo, no segundo tempo.

Luan, destaque do tricolor no Campeonato Brasileiro e na Libertadores, teve atuação apagada e na semana passada revelou à imprensa que no dia da final do mundial, ele não “estava bem”.
Renato Gaúcho, Fernandinho, Luan e o zagueiro Pedro Geromel devem permanecer na equipe para a próxima temporada.

Geromel, aliás, um dos atletas que conseguiu jogar com destaque contra o Real, deve receber propostas de contrato da Erupa no início de 2018.
Apesar disso, Romildo Bolzan afirmou que ele é uma das prioridades para permanecer no time. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.