Balneabilidade

Dois trechos da orla estão impróprios para banho na Ilha

Segundo o mais recente documento, expedido pela Sema, a praia da Ponta d´Areia ainda é considerada a mais suja da Região Metropolitana

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Pesquisa, que verificou 21 pontos distintos da Ilha e constatou que dois pontos estão impróprios para banho
Pesquisa, que verificou 21 pontos distintos da Ilha e constatou que dois pontos estão impróprios para banho (balneabilidade)

O último laudo divulgado no dia 21 deste mês, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), apontou que dois trechos da orla da Região Metropolitana de São Luís estão impróprios para banho. Segundo o levantamento, os pontos citados são da praia da Ponta d’Areia, avaliada como a mais suja da Ilha.

A pesquisa, que verificou 21 pontos distintos da Ilha (nas praias da Ponta d’Areia, de São Marcos, do Calhau, do Olho d’Água, do Meio e do Araçagi), constatou que, destes, 19 são considerados atualmente “próprios” para banho. Considerando apenas os “impróprios”, ainda de acordo com o levantamento da Sema, os trechos vetados para banho são: em frente ao Edifício Herbene Regadas e ao Hotel Brisa Mar.

O laudo se refere à análise da água coletada entre os dias 19 do mês passado e 17 de dezembro deste ano e, para a verificação da pureza ou não da água, de acordo com a Sema, foram usados métodos fixados na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 274. Segundo o órgão, que estabelece as regras de controle de limpeza das praias, para ser considerada imprópria, o trecho deve conter um valor superior a 2.00 coliformes fecais por 100 mililitros de água.

A preocupação dos especialistas em meio ambiente é com o início do período chuvoso na Grande Ilha, já que, com as chuvas, um grande volume de dejetos e resíduos sólidos - presente nas proximidades da orla - deverá ser despejado na água, o que poderá elevar os índices de coliformes fecais na água. Em reportagem publicada por O Estado em agosto deste ano, o cientista ambiental Márcio Vaz informou que - com a então queda no volume pluviométrico na Região Metropolitana - a quantidade das impurezas diminuiria. Em contrapartida, o processo seria exatamente o inverso no fim do ano e início de 2018.

Praias monitoradas
Ponta d´Areia
São Marcos
Calhau
Olho d´Água
Meio
Araçagi

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.