Ações de saúde pública

MS estimula recolhimento de pneus para combate ao Aedes

Somente este ano, de acordo com dados da Prefeitura de São Luís, foram descartados mais de 78 mil pneus em 350 pontos distintos, entre ferros-velhos e borracharias; Ministério da Saúde atua diretamente no combate ao mosquito

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

[e-s001]O Ministério da Saúde (MS), que lançou a campanha Combate ao Mosquito 2017/2018 com uma série de ações de combate ao Aedes aegypti em São Luís, estimula o recolhimento de possíveis criadouros do mosquito. De acordo com dados da Prefeitura de São Luís, somente este ano foram recolhidos mais de 78 mil pneus, encontrados em 350 pontos distintos (ferros-velhos e borracharias). As ações foram iniciadas mês passado.

Entre os bairros cujo trabalho se concentrou estão Monte Castelo, Alemanha, Caratatiua, Jordoa, Apeadouro e Vila Ivar Saldanha. O recolhimento de pneus é feito sob a orientação técnica do MS e executado pelos servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), com o auxílio dos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

As ações são feitas, além de ferros-velhos e borracharias, em residências. “Se cada cidadão fizer a sua parte, evitando água parada e descoberta em locais que possam servir de criadouros, juntos estaremos realizando um grande mutirão de limpeza em todo o país”, declarou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O Município mantém parceria com o Ministério da Saúde e executa medidas que vão desde a visitação de agentes para a identificação de outros focos do mosquito (além dos pneus), até a nebulização espacial (carros fumacê).

“Os casos de arboviroses estão diminuindo em função do conjunto de ações da Prefeitura, que une o trabalho dos agentes com o controle químico e a educação em saúde para combater o Aedes aegypti”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

[e-s001]Selo legal
Os estabelecimentos comerciais que armazenam corretamente os possíveis focos do mosquito Aedes, evitando o acúmulo de água e a proliferação dos ovos, são reconhecidos pelo projeto Selo Legal, da Prefeitura de São Luís. “Quem guarda materiais de forma correta e segue as recomendações dos agentes é premiado pelo poder público”, frisou o secretário Lula Fylho.

De acordo com o último levantamento da Semus e comprovado pelo MS, foram registrados 341 casos de chikungunya e 230 notificações de zika este ano. Ainda segundo a pasta municipal, houve queda de 80% no número de casos de dengue em 2017, em comparação com 2016.

Futuras ações
Segundo a Prefeitura, nos próximos meses, a partir da deflagração do Dia D de combate ao mosquito Aedes, no dia 13, em São Luís, os agentes de saúde percorrerão os oito distritos e visitarão aproximadamente 7.800 imóveis por dia. Levantamento divulgado pelo MS no fim do mês passado apontou 1.310 municípios do país em estado de alerta, incluindo São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.