Celebração

Catedral da Sé se prepara para a Missa do Galo

Na celebração, serão levadas aos fiéis mensagens de gratidão pela família, a importância do espírito natalino e a renovação do amor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Missa do Galo será realizada às 18h30, na véspera de Natal, na Catedral Metropolitana de São Luís
Missa do Galo será realizada às 18h30, na véspera de Natal, na Catedral Metropolitana de São Luís (igreja da Sé)

Humildade, união, amor, gratidão são os pilares do espírito de Natal. Uma época esperada por muitos, pois é neste período que as famílias se reúnem e compartilham momentos vividos durante todo o ano, e também agradecem. É esperado, principalmente pelos católicos, pois celebramos o nascimento do menino Jesus.

Na noite da véspera do Natal, as igrejas realizam a tradicional Missa do Galo. Em São Luís, a Catedral Metropolitana, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé), já se organiza para o grande dia. A Missa do Galo acontece às 18h30. Segundo o padre César, responsável por presidir as missas na Catedral, a missa será realizada mais cedo por causa do perigo na região, garantindo a segurança dos fiéis.

Ele explicou ainda que, para esse dia, são esperados cerca de 800 fiéis, podendo chegar a mil. “É uma festa maravilhosa. A mais esperada pelos fiéis de nossa igreja”, contou o padre.

Para o dia 24, domingo, haverá cantos e louvores, até o momento mais aguardado pelos fiéis, a entrada da imagem representando o menino Jesus, levada por crianças vestidas de anjos. Na ocasião, também haverá apresentação do presépio vivo, com representações de José, Maria, os reis magos, e muitos anjos, além de um bebê, que estará representando o menino Jesus.

Para o dia 25, segunda-feira, haverá a Missa do dia de Natal, às 17h30, também na Catedral Metropolitana. Nos dias 31, também às 17h30, e 1º de janeiro, ocorrerão a última e a primeira missa do ano.

Mensagem
Para este ano, o padre César levará em seu sermão, aos fiéis e participantes da Missa do Galo, a importância do espírito de Natal. Que é o nascimento de Jesus e representa o nascimento do amor em todos os corações, para que os fiéis renovem seus votos para o ano que se avizinha.

Pretende também levar palavras de gratidão pelo ano que passou e a união da família na noite de Natal. “Este ano, a mensagem que trago é para que os fiéis agradeçam a família que têm, para que não faltem amor e união”, frisou o padre César. Ele ressalta ainda a importância de pensar e orar pelos mais necessitados, pelos povos que mais precisam, não só na capital maranhense, mas em todo o país.

SAIBA MAIS

Além da Igreja da Sé, outras também se preparam para as festividades da noite de Natal e Ano-Novo, como, por exemplo, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Coroadinho.
Dia 24 (domingo) - Missa Dominical às 8h e às 20h - Missa do Natal do Senhor (Missa do Galo)
Dia 25 (segunda-feira) - Missa do Natal às 8h
Dia 31 (domingo)- Missa Dominical às 8h e às 20h - Missa da Virada (Ação de Graças)
Dia 1º (segunda-feira) - Missa do Ano-Novo às 8h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.