Assistência social

Idosos ganham programação especial de Natal em São Luís

Assistidas por projeto da Prefeitura de São Luís, pessoas de mais de 60 anos integraram dinâmica de dança e entretenimento em lar de acolhimento; voluntários da Companhia Energética do Maranhão participaram da ação

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Idosos receberam atenção especial na tarde de ontem
Idosos receberam atenção especial na tarde de ontem (idosos)

Idosos acolhidos pela Residência Inclusiva - imóvel situado no Jardim Eldorado que faz parte de um projeto de reinserção social promovido pela Prefeitura de São Luís - participaram na tarde de ontem, 19, de uma série de atividades de dança e entretenimento, que contou com o apoio de colaboradores voluntários da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Além das iniciativas lúdicas, os idosos foram assistidos por uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

A primeira parte da programação contou com músicas da década de 1960 e estímulo à atividade motora, por meio da dança. Vários idosos acolhidos aproveitaram o momento e expressaram alegria. “Eu me sinto muito bem ao lado dos meus queridos colegas”, disse Dino Carlos Braz, de 85 anos, um dos idosos assistidos pela Residência Inclusiva.

Ele conversou com O Estado e contou um pouco mais sobre a sua história de vida. “Não sei até hoje onde estão meus familiares”, disse. Natural de Santos (SP), o aposentado trabalhou por mais de 30 anos em empreendimentos da construção civil, até que, por uma coincidência ou destino, veio parar em São Luís. “Fui abandonado pelos meus parentes”, disse.

Apesar disso, ele conta que não tem mágoa de ninguém. “Pelo contrário, não tenho tristeza de ninguém. Sou tão bem assistido

O esforço é grande do Município em estabelecer a melhor política de educação com as condições ideais de estrutura”Moacir Feitosa, secretário municipal de Educação

aqui que não posso ter chateação com nada”, disse ele, fã de sinuca e de Pelé, denominado o “Rei do Futebol”.

Depois da dança, os idosos participaram de um bingo promovido pela Semcas. As cartelas foram distribuídas individualmente e marcadas com a ajuda dos voluntários da Cemar. “Toda a ajuda é bem-vinda, e a Cemar também foi nossa parceira nas nossas atividades”, disse a superintendente de Proteção da Semcas, Âmparo Melo.

Residência Inclusiva
Inaugurada em 2014, a Residência Inclusiva presta assistência ao público idoso, oferecendo comida e assistência médica. “Contamos com grande ajuda municipal e prestamos um serviço essencial, já que são pessoas que, se não fosse pelo poder público, estariam sem destino”, disse a coordenadora da Residência Inclusiva, Partícia Marques Góes.

A Residência Inclusiva fica localizada na rua Coronel Paiva, quadra 11, casa 9, Jardim Eldorado (CEP: 65066-290). Para outras informações, basta ligar para o (98) 98865-0317.

SAIBA MAIS

Além do Residência Inclusiva, a Prefeitura de São Luís promove – durante o ano – ações que têm como idosos o público-alvo. Os projetos “São Luís Saudável” e “Vida Ativa” são prova disso. No dia 14 deste mês, mais de 30 idosos se reuniram no Parque do Bom Menino e participaram de programação especial. As ações se propõem a garantir momentos de esporte, lazer e interação para as pessoas acima dos 60 anos. Os projetos “São Luís Saudável” e “Vida Ativa” são executados pelas Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel) e Semcas, respectivamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.