Música e educação

Estudantes da rede municipal participam da Cantata Natalina

Evento reuniu 344 alunos de sete unidades de ensino da capital maranhense e finalizou o ano letivo dos estudantes; pais e professores participaram da apresentação, que ocorreu no Centro

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Estudantes da rede municipal participam da Cantata Natalina; apresentação aconteceu na Igreja da Sé
Estudantes da rede municipal participam da Cantata Natalina; apresentação aconteceu na Igreja da Sé (cantata)

Alunos de sete unidades de ensino da capital maranhense tiveram uma tarde diferente ontem. Eles participaram da Cantata Natalina, promovida pela Prefeitura de São Luís, na Igreja da Sé (Catedral Metropolitana), no Centro. Além dos jovens, pais e professores participaram do evento, que foi aberto ao público.

A primeira escola a se apresentar na programação especial foi a Olívio Castelo Branco, no Anil. No total, 40 crianças de três a oito anos de idade dos ensinos infantil e fundamental encantaram os espectadores com uma apresentação que teve música e coreografias especiais. No repertório, canções típicas do período natalino. “A música associada a elementos teatrais é fator agregador para a boa formação educacional destes jovens”, disse a musicista Zélia Mathias, responsável pela capacitação dos agentes de educação que ministraram as aulas aos jovens das escolas participantes da cantata.

Outras unidades de ensino também se apresentaram, como a Maria Alice Coutinho (ensino fundamental), Esperança do Amanhã (infantil) e Professor Rubem Teixeira Goulart. Para o secretário titular da Educação (Semed), Moacir Feitosa, a promoção da atividade reforça as boas ações realizadas pelo Município na formação dos mais jovens. “O esforço é grande do Município em estabelecer a melhor política de educação com as condições ideais de estrutura”, disse.

Orgulhosos, os pais dos alunos participantes do evento filmavam todas as apresentações com aparelhos celulares pessoais. “Eu tenho muito orgulho da minha filha e de saber que ela é uma pessoa especial e que se esforça para ser a melhor aluna possível”, disse a dona de casa Cleudenice Pires, mãe de Isabelli, de 6 anos, uma das estudantes.

Para a mãe de aluna Luzenice Gomes, saber que a filha (Claudiana) recebe uma formação musical em sala de aula é um alento, especialmente para quem não dispõe de condições financeiras ideais para matricular a filha em uma escola privada.

“Tenho apenas ela como filha e uma renda que não passa de um salário mínimo. Por isso, como vou colocá-la em uma escola de qualidade? Quando soube que ela participaria da Cantata e aprenderia mais sobre música, foi um orgulho”, disse.

SAIBA MAIS

A Cantata Natalina da Prefeitura de São Luís foi preparada durante todo o ano letivo, e os professores que repassaram todas as dicas das músicas e apresentações receberam as informações por meio de um projeto intitulado “Orientação de regência de coral”.

Escolas participantes da Cantata Natalina da Prefeitura

U.E.Bs Neto Guterres (Fundamental)
Maria Alice Coutinho (Fundamental)
Esperança do Amanhã (Infantil)
Professor Rubem Teixeira Goulart
Olívio Castelo Branco (Infantil)
Pastor Stevan Angelo de Sousa (Infantil)
Uruati (Fundamental)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.