Geral | Maranhão

Professores do MA vencem 2º Desafio de Robótica Plataforma Nasa

A robótica pedagógica ou robótica educacional consiste basicamente na aprendizagem por meio da montagem de sistemas constituídos por robôs.
O Estado, com informações do Iema19/12/2017 às 15h27
Professores do MA vencem 2º Desafio de Robótica Plataforma Nasa

Dois professores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão trouxeram mais uma conquista no âmbito da robótica educacional para o Iema. Os professores Fábio Aurélio Costa e Thiago Gomes Alves competiram com 24 equipes e venceram o 2º Desafio de Robótica Plataforma Nasa. O evento promovido pela escola Fábrica de Nerdes aconteceu entre os dias 16 e 17 de dezembro em São Paulo.

Dos competidores, 24 equipes de professores eram da grande São Paulo. A equipe Iema ficou com a responsabilidade de representar o Maranhão e demais regiões do Brasil. Vale ressaltar que a robótica pedagógica ou robótica educacional consiste basicamente na aprendizagem por meio da montagem de sistemas constituídos por robôs.

De acordo com o reitor do Iema, Jhonatan Almada, a conquista motiva os investimentos na qualificação dos professores na área de robótica. “A conquista dos nossos professores no Desafio de Robótica Plataforma Nasa é realmente motivo de orgulho para todos do Instituto. Ela expressa o investimento que nós fizemos na formação dos professores ao longo desses três anos e que certamente indicam um caminho que cada vez mais se alargará com mais conquistas e mais vitórias”, afirmou o reitor.

O coordenador e professor de robótica da Rede Iema, Fábio Aurélio Costa, descreve como foi o evento. “Foram 25 equipes de professores competindo, 24 equipes eram de São Paulo e apenas nossa equipe de outro estado. Tivemos dois dias de competição. No primeiro dia montamos o robô vex, programamos e fizemos testes, essa fase classificou três equipes para a final, ficando o nosso robô em primeiro lugar, seguido por duas equipes do Sesi de São Paulo. No segundo dia fomos para montar e executar os desafios que nos consolidaram como campeões”, explicou o coordenador Fábio Aurélio.

Ainda segundo Fábio Aurélio não foi utilizado o robô de lego, mas sim os Vex Robotics, uma plataforma de robótica criada por engenheiros da NASA com o propósito de estimular professores e alunos a compreender os elementos científicos desenvolvidos através do conceito de prototipagem e engenharia.

Completando as palavras do coordenador de robótica, o professor de educação física e coordenador da área de linguagens de UP do Iema São Luís, Thiago Gomes Alves, fala da emoção de levar a robótica do Iema para além das fronteiras maranhenses. “É uma emoção única participar de um evento grandioso na área da robótica com uma plataforma pouco conhecida, mas com um grande potencial. É gratificante ver o reconhecimento das equipes adversárias e do nosso Estado enquanto desenvolvedor de conhecimento científico. O desafio que envolveu somente nossa equipe de fora do Estado de São Paulo no trouxe experiência e mais bagagem para desenvolver nossa robótica educacional. Finalizo afirmando que deixamos nossa marca Iema em São Paulo”, afirmou o professor Thiago.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte