Em São Luís

Fiscalização da Lei Seca no Natal e Réveillon será intensificada

De acordo com informação do comando do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, blitze ocorrerão todos os dias da semana a partir de hoje; em cada horário, seis pontos da cidade serão monitorados simultaneamente

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Blitz realizada na  Avenida  Ana Jansen
Blitz realizada na Avenida Ana Jansen (Lei seca)

A Polícia Militar do Maranhão - por meio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária Independente (BPRV) - intensificará, a partir de hoje, a fiscalização de motoristas, na Região Metropolitana de São Luís, com o objetivo de verificar o cumprimento da Lei Seca. A meta, segundo os organizadores, é evitar possíveis acidentes, em especial, durante as festas de fim de ano na capital maranhense (Natal e Réveillon). De sexta-feira, a domingo, 98 pessoas foram flagradas com sinais claros ou suspeitas de infração à Lei Seca.

Segundo o comando do BPRV, as blitze ocorrerão durante todos os dias da semana e, em cada horário de trabalho (diurno ou noturno), seis pontos serão monitorados de maneira simultânea. As avenidas e ruas, alvos do trabalho, são mantidos sob sigilo.

“Começamos a fazer esse trabalho nos últimos meses, porém com o fluxo maior de veículos percorrendo as ruas e avenidas, somado ao número de confraternizações neste período, é fundamental este trabalho, a fim de evitar acidentes”, disse o comandante do BPRV, tenente-coronel Augusto Magalhães.

Além de verificar o índice de álcool no sangue dos motoristas, o trabalho da polícia se dará na verificação de documentos dos veículos. “Muita gente acha que apenas o trabalho se dá com o beber ou não beber no momento da fiscalização, o que não é verdade. É preciso também saber das condições dos veículos, até para inibir, por exemplo, os casos de roubos”, frisou o tenente-coronel.

Ainda de acordo com o titular do BPRV, todo o efetivo disponível será usado neste trabalho. “A prioridade absoluta da polícia é garantir a paz no trânsito. E tudo será feito neste sentido”, disse o tenente-coronel. Ele informou ainda que, nas blitzen, será disponibilizado o apoio de servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran).

Ainda de acordo com o BPRV, ainda de sexta-feira, 15, a domingo, 17, foram fiscalizados 295 veículos em cinco pontos distintos da cidade. No total, 79 CNHs foram recolhidas e 25 veículos foram apreendidos.

SAIBA MAIS

A Lei Seca, aprovada em 2008, passou por diversas alterações. Atualmente, o condutor que ingerir qualquer quantidade de álcool estará sujeito a punições, que vão desde o pagamento de multa no valor de R$ 2.934,70, além da apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em alguns casos, ou seja, quando o nível etílico superar os 0,3 mg por litro de sangue, o motorista será detido e poderá permanecer
preso por até um ano.

Números

98 pessoas flagradas pela Lei Seca somente neste fim de semana na Região Metropolitana
79 CNHs foram recolhidas
R$ 2.934,70 é o valor da multa prevista para quem for flagrado infringindo a Lei Seca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.