Lula e o Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Na sexta-feira passada, em encontro de confraternização do PMDB maranhense, o ex-presidente José Sarney deu uma declaração que repercutiu interna e externamente sobre as eleições de 2018. Sarney disse que gostaria de ter o apoio do também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu grupo em 2018. “Mas, se não for possível, eu desejo no mínimo a isenção na disputa estadual”, completou.
A declaração do ex-presidente, somada à decisão da corrente CNB, a maior do PT maranhense, de lançar a candidatura de Márcio Jardim ao Senado, reforça a tese cada vez mais evidente de que – a despeito dos petistas pendurados no governo Flávio Dino (PCdoB) – a aliança do partido com os comunistas não são favas contadas como imagina o Palácio dos Leões.
Lula tem relação burocrática com Flávio Dino; sem vibração, sem identidade emocional, apenas burocrática. Diferente da relação que nutre com o ex-presidente José Sarney e com a ex-governadora Roseana Sarney, construída de embates e contrapontos, que moldaram a admiração mútua entre eles.
A mesma admiração atingiu petistas que compuseram o governo Roseana a partir de 2009 – e deram a ela o companheiro de chapa de 2010. Por todas essas circunstâncias da história, é exagero imaginar que Flávio Dino tenha Lula integralmente no palanque comunista em 2018. Sobretudo, pelo fato de este mesmo palanque esteve integralmente entregue ao PSDB há apenas quatro anos.

Comunista fala I
Após quase um ano de silêncio, o comunista Jean Carlo Oliveira finalmente se manifestou sobre o “aluguel camarada” do seu imóvel, na Aurora.
Em resposta ao blog do jornalista Marco Aurélio D’Eça, Oliveira nega ser pivô de escândalo e diz não ver impedimento ao aluguel no fato de ser membro do PCdoB.
A casa de Jean Carlo – que, à época, trabalhava na Emap – passou 17 meses fechada, mas com pagamentos de aluguel religiosamente em dia.

Comunista fala II
Na contestação ao blog de Marco D’Eça, Jean Carlo Oliveira nega ainda que seu imóvel tenha recebido reforma paga pelo governo.
A afirmação é desmentida pelo próprio governo, que iniciou as obras no período em que estourou o escândalo, com várias imagens, publicadas, inclusive, em O Estado.
A casa do aluguel camarada de Flávio Dino tem que ser desativada até o dia 30 de dezembro, segundo acordo judicial do comunista com a comunidade da Aurora.

Outras questões
Líder comunitária na região do Grande Anil, a ex-vereadora Rose Salles diz que há outras questões envolvidas no acordo que pôs fim a unidade da Funac na Aurora.
Acompanhada da ex-vereadora, uma comissão de moradores esteve na quinta-feira, 14, com o juiz Douglas Martins, que homologou o acordo com o governo comunista.
Entre as exigências acatadas pelo governo estão também a reforma de uma praça, o que já foi feito, e a instalação de um posto policial, o que nunca aconteceu.

Expectativa
Na audiência com os moradores da Aurora, o juiz Douglas Martins asseverou que tudo indica o cumprimento do acordo por parte do governo comunista.
Mesmo diante do alerta dos comunitários – de que Flávio Dino não é lá muito afeito ao cumprimento do que promete – o magistrado os tranquilizou.
Até agora, no entanto, nenhuma movimentação na casa da Aurora indica que a Funac será mesmo desativada até o dia 30 de dezembro.

Maranhense, não!
O governo comunista de Flávio Dino parece querer o maranhense longe da possibilidade de ingresso em sua Polícia Militar.
Só isso explica a camaradagem do governador do Maranhão com o amigo petista do Piauí, que ganhou pólo exclusivo para os conterrâneos fazerem a prova da PM do Maranhão.
Enquanto os piauienses fizeram a prova do Maranhão dentro de casa, em Teresina, maranhenses do interior foram obrigados a percorrer grandes distâncias para o concurso.

Fora da regra
O curioso é que o próprio governador maranhense anuncia aos quatro ventos que botou escola de Ensino Médio em todos os municípios.
Ora, porque então não usar essa estrutura para dar comodidade e agilidade aos maranhenses que queiram ingressar na sua força policial?
A decisão de Flávio Dino – que sequer consta do Edital de Concurso – foi tomada diante do silêncio de órgãos de fiscalização e controle.

DE OLHO

R$ 42,5 mil É a média salarial dos juízes brasileiros que receberam acima do teto constitucional

E MAIS

• Até agora, apenas o deputado Wellington do Curso – que é piauiense – reclamou do deslocamento de provas do concurso da PMMA para Teresina.

• Soou ridícula a cantoria do prefeito de Lago da Pedra – acompanhado ao violão pelo de São José de Ribamar – para uma dança não menos ridícula de Flávio Dino.

• Faltam 12 dias para que o governo comunista desative a unidade da Funac no “aluguel camarada” da Aurora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.