Premiação

Sebrae Maranhão e Ultragaz reconhecem empresas de destaque estadual e nacional

Através da premiação Top Five, dez revendas foram premiadas por melhor desempenho no projeto Revenda Mais; bons resultados levou Maranhão ao destaque nacional, com o recebimento do Prêmio Diamante Azul.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Participantes do projeto, consultores, equipes Sebrae e Ultragaz
Participantes do projeto, consultores, equipes Sebrae e Ultragaz (Sebrae)

O Sebrae no Maranhão encerrou mais um projeto apresentando dados positivos. Dessa vez, o alvo foram as revendas de gás. O Projeto de Encadeamento Produtivo Revenda Mais, foi desenvolvido pela instituição em parceria com a Ultragaz. O encerramento aconteceu nesta quinta-feira (14), no Salão de Eventos do Hotel Luzeiros e contou com a participação do diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José de Ribamar Morais, o coordenador setorial de Comércio do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo do Sebrae, Flávio Germano Petry, além de gerentes da Ultragaz e gestores do Sebrae em São Luís e em Presidente Dutra.

Participaram do projeto 23 revendas, sendo 12 atendidas pela Unidade Regional do Sebrae em São Luís e 11 revendas atendidas pela Unidade Regional do Sebrae em Presidente Dutra. Durante o evento, as gestoras Revenda Mais em São Luís e Presidente Dutra, Márcia Roberta e Esther de Freitas, respectivamente, apresentaram os resultados pertinentes às suas regionais.

De acordo com os resultados apresentados, níveis como o de aplicabilidade, demonstrou que a meta que era de 70%, e o nível alcançado pelo projeto foi de 86,60%. Já o nível de satisfação das empresas atendidas foi de 93,3%, quando a meta era 80%. A competitividade aumentou em 18,5% nas revendas integrantes do projeto, sendo que a meta era de 10%.

Conforme o Diagnóstico de Modelo de Excelência de Gestão, no início do projeto em 2015 era de 28,4%, nesse diagnóstico estão inseridos dados como liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados. Ao final do projeto, o alcance nos números de maturidade de gestão chegam a 35,66%, um aumento de 25,56%, sendo que a meta era 15% até o final do projeto.

Os bons resultados obtidos por meio do projeto, fez com que o Maranhão fosse destaque nacional no recebimento do Prêmio Diamante Azul, maior reconhecimento nacional da rede Ultragaz, onde pela primeira vez empresas maranhenses obtiveram essa premiação, sendo uma demonstração clara do impacto do projeto nas revendas atendidas.

Para o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais, os resultados são expressivos e devem ser comemorados. “Tivemos uma parceria vitoriosa com a Ultragaz, que iniciou em setembro de 2015, cujo o objetivo era capacitar a rede de distribuidores deles, para que tivessem uma melhor postura mercadológica e também pudesse melhorar a relação técnica - comercial com a Ultragaz. Ao final do projeto pudemos observar que as revendas aumentaram seus faturamentos, melhoraram a competitividade e sobretudo, melhoraram a gestão do negócio das revendas”, declarou o diretor técnico.

Já Flávio Petry, coordenador setorial de Comércio do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo,destacou que as ações da parceria tripartite, que envolve Sebrae, Ultragaz e a revenda surgiram como uma oportunidade para os pequenos negócios se tornarem mais competitivos. “Na relação dos projetos de encadeamento produtivo, todas as partes ganham. Ganha o Sebrae, que cumpre com a sua missão, ganha a Ultragaz, que eleva a qualificação de sua rede de revendas, e ganha o pequeno negócio, que desenvolve seus processos de gestão”, enumera.

Para Carlos Pupo, coordenador do Revenda Mais pela Ultragaz, o projeto foi um sucesso e superou as expectativas. “Como principal ganho das revendas está o fortalecimento da sua atuação. Pudemos perceber, que após às ações do projeto, como consultorias, elas deram um salto na competitividade e na qualidade do atendimento. Fica pra nós da Ultragaz, o esforço do Sebrae em orientar e capacitar estes empresários, onde num momento de instabilidade econômica, eles aceitaram o desafio e cresceram não apenas na quantidade de produtos que vendem, mas na qualidade e na sustentabilidade das suas empresas”, descreveu Carlos Pupo.

Top Five
E no ranking estadual de revendas participantes do projeto de encadeamento produtivo revenda mais, 10 empresas encerraram o ciclo no Top Five de melhores empresas do estado do Maranhão, sendo 5 na regional de São Luís e 5 na regional de Presidente Dutra.

Segundo a coordenadora estadual do Projeto Revenda Mais pelo Sebrae no Maranhão, Keila Pontes, o prêmio Top Five reconhece as empresas participantes do Projeto de Encadeamento Produtivo Revenda Mais que mais se destacaram.

“Com base nos resultados alcançados na pactuação do projeto, medidos por meio do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) e as pesquisas T0, que medem os resultados a serem alcançados e TFinal,realizada ao término do projeto, cuja principal finalidade é diagnosticar se os resultados pactuados no início foram efetivamente alcançados. Com essas duas pesquisas em mãos, chegamos ao resultado que premiou essas 10 empresas”, informou a coordenadora.

O Aurélio Lima, sócio da Revenda Gás Fab Ditribuidora de Gás, junto com o irmão Davi Lima, foram os primeiros colocados do Top Five em Presidente Dutra.

“Tínhamos muitas dificuldades, principalmente no dia que diz respeito a gestão até porque começamos pequenos e fomos crescendo e com isso as dificuldades foram surgindo. Não tínhamos nada registrado, a gestão era precária, por isso, quando apareceu a oportunidade, nós abraçamos o projeto e hoje temos visto o fruto desse trabalho”, ressaltou o empresário.

Já Odilon Silveira Jr, da Bosque Gás em Bacabal, foi o primeiro colocado do grupo conduzido pela Unidade Regional do Sebrae em São Luís.

“Eu acredito que hoje somos mais competitivos do que antes de fazermos parte do projeto. Isso é um gás não apenas para a nossa empresa, mas para a Ultragaz, que a cada dia se fortalece mais ainda na nossa região. O Sebrae trouxe muita informação, orientações importantes, nos estimulou a buscar uma gestão empresarial que mantivesse nossa empresa sustentável no mercado”, disse Odilon.

Diamante Azul
No último dia 24 de novembro, a Ultragaz realizou um evento em Mogi das Cruzes (SP), para apresentação dos resultados nacionais de sua rede de revendas. O Projeto de Encadeamento Produtivo Revenda Mais também fez parte desse evento e foi destaque.

Na oportunidade, foram reconhecidas as revendas de gás que mais se destacaram no ranking nacional e regional; e também foram anunciadas as revendas vencedoras do prêmio Diamante Azul, maior reconhecimento nacional da rede Ultragaz. O Maranhão foi destaque nacional com sete premiações.

O diretor técnico do Sebrae no Maranhão, ressaltou que todas as empresas premiadas este ano, foram atendidas pelo projeto de Encadeamento Produtivo Revenda Mais no estado do Maranhão.

“O prêmio é um destaque nacional e é a primeira vez que empresas maranhenses obtiveram esse resultado e isso é uma demonstração clara do impacto do projeto nas revendas atendidas”, destacou Morais.

A empresária Liana Suane Teixeira, é proprietária de uma das revendas premiadas com o Diamante Azul, a FAST Gás, localizada em São Luís. “Graças ao Projeto Revenda Mais, eu pude conhecer mais a fundo o funcionamento da minha empresa e dessa forma trabalhar para ajustar aquilo que precisava de melhorias. O resultado disso, veio com a premiação Diamante Azul e também estive entre o Top Five. As premiações apenas mostram o quanto crescemos e as melhorias do nosso trabalho. Estou muito grata ao Sebrae, pois hoje me sinto uma empresária de fato”, declarou Liana Suane.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.