Mente e coração são aliados para a conquista de qualidade de vida

Pesquisa recente do Institute of HeartMath indica o desenvolvimento de liderança por meio da integração e do alinhamento entre o cérebro craniano e o cérebro do coração como um processo para gerar satisfação pessoal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO PAULO - O que todo mundo deseja para o ano-novo, seja que ano for, é ser feliz no período que se inicia. No entanto, querer não é suficiente, é preciso mudar comportamentos, para atingir novos resultados. Assim, Gilberto Cury, fundador da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) e responsável, em 1981, pela introdução da PNL no Brasil, traz para o país um estudo do Institute of HeartMath, organização americana responsável pela criação do método, abordando a ligação entre cérebro e coração.

Segundo o estudioso, existe uma relação entre o coração e a mente, partes que interagem das formas mais diversas e inusitadas, e tomar consciência dessas ligações pode trazer benefícios ao indivíduo sobre como adquirir autoconhecimento, a resiliência, aprimoramento da capacidade interpessoal, entre outras habilidades.

Nessa dinâmica, o coração secreta no organismo cerca de 40 mil neurônios que afetam o funcionamento cerebral, além de ser o órgão com o maior campo eletromagnético do corpo, o que também interfere no comportamento do cérebro, assim como o processamento de informações pelo cérebro que é determinante no estabelecimento da frequência dos batimentos cardíacos, uma relação de constante reciprocidade que é, por vezes, negligenciada.

Uma pesquisa recente do Institute of HeartMath indica o desenvolvimento de liderança por meio da integração e do alinhamento entre o cérebro craniano e o cérebro do coração como um processo para gerar satisfação pessoal. Ou seja, bons ambientes formados por pessoas que estejam em sintonia e tenham pensamentos e sentimentos alinhados entre si.

“Quando começamos a praticar a coerência do coração, vemos o universo conspirar a nosso favor. Nosso mundo muda e, consequentemente, mudamos o mundo ao nosso redor”, finaliza Cury.

Sobre a SBPNL

A SBPNL - Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística - foi a responsável por trazer a programação neurolinguística ao Brasil, em 1981. Hoje, é considerada o maior centro de excelência em PNL na América Latina, pois alia a excelência clássica da PNL de raiz à vanguarda dos novos estudos e desenvolvimentos feitos na área, como a PNL de 3º geração.

Atua em duas grandes áreas: os treinamentos voltados para pessoas físicas, por meio de um calendário permanente de cursos programados em sua agenda, entre os quais se destacam as clássicas formações "Practitioner em PNL" e "Master Practitioner em PNL". Já a SBPNL Educação Corporativa é a unidade de negócios que desenha soluções completas e personalizadas de Treinamento e Desenvolvimento para empresas, do pré ao pós-treinamento, atendendo clientes como Natura, EMS, Usina São Martinho, Bradesco, Laboratórios Fleury e muitos outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.