Estética

Tratamento estético é realidade para gestantes

Terapias para prevenção de problemas, como estrias, são as mais procuradas pelas grávidas e já estão no mercado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Tratamentos estéticos podem ser feitos por grávidas, mas nem todos
Tratamentos estéticos podem ser feitos por grávidas, mas nem todos (gravida)

A mulher é conhecida pelo seu alto grau de vaidade. Sempre em busca de ficar ainda mais bonita. Mas existe aquele momento da vida que fica a dúvida se pode ou não usar e abusar do que o mercado dos cosméticos oferece para deixar pele e cabelos mais bonitos. Esse momento é a gravidez.

Diferente do que acontecia há umas décadas, existe sim a possibilidade de a mulher fazer tratamentos estéticos no período da gestação. Há produtos no mercado que não afetam a saúde do bebê e ainda deixam a mãe com pele e cabelos mais bonitos.

No entanto, a maioria das futuras mamães não busca exatamente o tratamento estético somente para cuidar da beleza. Segundo o especialista em fisioterapeuta dermato funcional, Igor Lustosa, as gestantes procuraram os tratamentos estéticos mais como uma forma preventiva de estrias, problema comum entre as mulheres que estão grávidas.

“Os tratamentos que são procurados são mais de forma preventiva tanto para estrias quanto celulite. Mas tudo feito em áreas que não sejam da região abdominal”, disse o especialista.

As mulheres buscam ainda tratamentos que reduzam os inchaços comuns no período da gestação. Massagens linfáticas é uma opção que não somente reduz o inchaço como também combate a celulite.

Segundo Lustosa, existem gestantes que buscam somente as massagens relaxantes que diminuem a ansiedade. “Aquelas massagens com pedras quentes ou dentro de ofurô com água quente também são muito procuradas pelas gestantes porque ajudam reduzir ansiedades e a relaxar”, disse Igor Lustosa.

FIQUE POR DENTRO

Procedimentos que podem ser realizados durante gravidez

Drenagem linfática - É o tratamento estético mais indicado para a gestante, por ser uma massagem suave e lenta. Ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo e diminui os inchaços típicos da gravidez, auxiliando, assim, na redução da celulite.

Acupuntura estética:
- Facial: Diminui edemas e rugas de expressão, e atua no rejuvenescimento dos tecidos.
- Corporal: O uso da acupuntura direcionada para drenagem linfática auxilia na diminuição da retenção de líquidos.
Terapia de pedras quentes – A terapia de pedras quentes é realizada com pedras vulcânicas que, depois de banhadas em óleos aromáticos, entram em contato com a pele. Trata-se da aplicação conjunta da massoterapia e da termoterapia. Por meio da variação de temperatura, a massagem com pedras intensifica a resposta fisiológica do corpo.
Banho de ofurô drenante – O banho drenante é feito em temperatura ideal e contém oligoselementos (fitoterápicos – ervas e ativos) que auxiliam na desintoxicação e drenagem, sendo, por isso, muito indicado para gestantes.
Terapia capilar – Alguns tratamentos capilares não são aconselhados durante a gestação em virtude do uso de produtos químicos. Porém, a terapia capilar que utiliza argila, óleos essenciais e algas pardas pode ser realizada sem restrições. A terapia é indicada para a hidratação e tratamento do fio e do couro cabeludo, além de atuar com sucesso na queda de cabelo suave.
Peeling de cristal – É realizado com um aparelho que possibilita uma abrasão leve à moderada para a retirada de tecido morto, a paciente pode retomar suas atividades logo após a realização do procedimento. Ajuda a combater as estrias, típicas do pós-parto..
Limpeza de pele – Algumas mulheres notam um aumento da oleosidade da pele e surgimento de acne, principalmente no primeiro trimestre. Para isso, o recomendado é a limpeza de pele sem o uso de alguns ácidos.

Procedimentos que devem ser evitados durante a gravidez:

Drenagem linfática mecânica ou endermologia -
Realizada com o auxílio de um aparelho, só é indicada após o parto, pois não há controle da pressão exercida sobre o corpo.
Estimulação russa – Procedimento realizado por meio de um aparelho que emite impulsos elétricos aos músculos, tratando a flacidez.
Terapias intradérmicas ou mesoterapia – São realizadas a partir de injeções de substâncias para combater gorduras localizadas e celulites. Não devem ser usadas nem no pós-parto, caso a gestante esteja amamentando.
Peeling químico – O peeling realizado com ácidos é utilizado no rejuvenescimento cutâneo, no tratamento de acne e manchas, mas não é recomendado para gestantes.
Rejuvenescimento com uso de toxina botulínica – A aplicação da toxina botulínica é utilizada para o rejuvenescimento através da paralisação dos músculos da face. A toxina é absorvida pela corrente sanguínea e, por isso, não é recomendada durante a gestação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.