Editorial

Sobre ‘lembrancinhas’ natalinas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

Pesquisas divulgadas às vésperas deste Natal mostram que a crise ainda está presente na vida do brasileiro, que se esforça para esquecer os efeitos da recessão dos últimos anos para tornar a festa mais bonita sem mexer muito no bolso. Dados apurados pela Kantar Worldpanel mostram, por exemplo, que a maior parte dos brasileiros pretende comprar apenas “lembrancinhas” neste Natal . É que, depois de um ano marcado por incertezas políticas e econômicas, os consumidores chegam a dezembro bem mais cautelosos.

De acordo com levantamento, 45,1% da população pretendem comprar apenas lembrancinhas. Já 24,7% dizem não ter a intenção de gastar no período das festas. A pesquisa online foi realizada no período de 1º a 22 de novembro, ouvindo pessoas em todo o país.

Dos respondentes, 15,3% desejam gastar menos neste período do que investiram no Natal do ano passado. Apenas 4,3% estão dispostos a superar o valor empregado em 2016.

Já outro levantamento, desta vez do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que 47% dos consumidores brasileiros devem comprar presente de Natal para si mesmos. Também serão comprados em média dois presentes, com um ticket médio total de R$ 332. As roupas, calçados e perfumes lideram lista de compras, segundo a pesquisa.

Essa prática é justificada pelos consumidores como uma oportunidade de se presentear comprando coisas que precisam (46%, com aumento de 6,9 pontos percentuais em relação a 2016) e pelo sentimento de merecimento (39%). Entre aqueles que não pretendem comprar presentes para si mesmos (25%), os principais motivos são: não gostar ou falta de costume (30%), não ter dinheiro (15% - com aumento de 5,7 p.p. em relação a 2016) e ter outras prioridades de compra (15%).

Vale destacar que o gasto médio por presente deve ser de R$ 156,00. Na média, a intenção de compras é de dois presentes para si mesmo. Os presentes mais comprados para si mesmo devem ser roupas (54%) e calçados (34%), perfumes e cosméticos (25%) e celular/smartphones (17%).

O levantamento também aponta que metade dos consumidores espera ganhar algum presente de Natal de outras pessoas, pois muitas pessoas acreditam que serão lembradas e receberão algum presente no Natal. A pesquisa indica que metade dos entrevistados espera receber presentes de outras pessoas (50%), sendo que 24% acreditam que o motivo é porque há muitas pessoas que gostam deles e querem agradá-los. Entre os que esperam ser presenteados neste Natal, os itens mais desejados são roupas (50%), calçados (36%), perfumes e cosméticos (35%), livros (25%) e celulares/smartphones (25%).

Entre tantos dados, as duas pesquisas apontam que o espírito natalino ainda embala o brasileiro, apesar da crise. Não é à toa que boa parte acena que vai presentear aos outros e a si mesmo, e a outra afirma que espera ser presenteada. O comércio, com certeza, espera que esses números se traduzam em bons lucros no período.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.